Imprimir

No jantar-convívio no Centro de Trabalho de Ovar, o PCP reuniu os seus militantes, amigos e simpatizantes no concelho para assinalar o seu 96.º Aniversário.

A iniciativa contou com a intervenção de Óscar Oliveira responsável pela Comissão Concelhia de Ovar que enalteceu o empenho e a unidade demonstrada pelos militantes comunistas vareiros para levar a cabo este evento, não esquecendo todo o trabalho colectivo desenvolvido, entre outros, no âmbito da saúde, mobilidade, habitação, colectividades, trabalho e precariedade ao longo dos últimos anos.

96 Aniversário

Este acto comemorativo também contou com a presença de Octávio Augusto membro da Comissão Política do Comité Central do PCP. Na sua exposição lembrou a capacidade de intervenção do PCP ao longo da sua história e da história do século XX e XXI de Portugal, ressaltando a distinção entre a origem do PCP e de outros Partidos Comunistas europeus, sem esquecer a forma como o PCP se assumiu na realidade política portuguesa através da luta organizada na clandestinidade durante a ditadura fascista. No pós-25 de Abril afirmou-se na sociedade portuguesa sempre do lado certo da luta da classe operária e dos trabalhadores, estimulando a sua luta, nunca faltando também às batalhas eleitorais, consubstanciando o combate pela alternativa patriótica e de esquerda.

96 Aniversário

Octávio Augusto, recordou ainda que foi nas últimas eleições para a Assembleia da República, e da nova correlação de forças que daqui resultou, que o PCP desempenhou um papel determinante na concretização de uma solução capaz de derrotar a coligação PSD/CDS-PP, gerando desta forma uma onda de alívio e um novo ciclo político que, não tendo um governo de esquerda, permitiu ainda assim assumir compromissos de reposição de direitos e rendimentos e dar resposta a problemas urgentes dos trabalhadores, do povo e do País, mantendo o PCP a sua independência. Medidas positivas que, para irem mais longe, necessitarão cada vez mais da atenção e da luta dos trabalhadores e do povo.

96 Aniversário

É com este sentimento de esperança que o PCP solicitou aos seus militantes toda a determinação e compromisso para a próxima batalha eleitoral, desta vez direccionada ao Poder Local, e suportada pelos valores Trabalho, Honestidade e Competência marcando assim o plano de alternativa clara à gestão e projectos de outras forças políticas, sejam PSD e CDS, seja PS ou BE.


Esta iniciativa terminou com o momento musical proporcionado pelo cantautor Fernando Ribeiro, amigo de longa data do PCP, levando os participantes deste jantar-convívio a revisitar as obras de José Afonso, Fausto, Carlos Puebla, Sérgio Godinho e canções da sua própria autoria.


Ovar, 20 de Março de 2017

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP