Eleições Europeias 2014

Divulga!

Miguel Viegas e Adelino Nunes no Mercado de Ovar

No último fim-de-semana de campanha, muitos activistas da CDU estiveram numa grande acção de contactos no Mercado de Ovar, que contou com a presença de Miguel Viegas, terceiro candidato ao Parlamento Europeu, e Adelino Nunes, mandatário distrital. Ainda nessa manhã uma comitiva da CDU continuaria a campanha no Mercado de Esmoriz, contactando clientes e comerciantes, denunciando as políticas de baixos salários da coligação PSD/CDS impostas pela troika, as suas implicações negativas na dinamização do mercado interno, sem esquecer de dar a conhecer as propostas da CDU.

Domingo de manhã a CDU esteve novamente nas ruas, passando por Arada e seguindo depois para as Praias de Esmoriz e de Cortegaça, contactando moradores, nomeadamente os pescadores. Também estes são vítimas da falta de apoios às pescas e de políticas das desmantelamento do aparelho produtivo nacional impostas pela UE e levadas a cabo não apenas pelo PSD/CDS, mas também pelos governos PS.

Miguel Viegas e Adelino Nunes no Mercado de Ovar

As iniciativas de contacto passariam ainda pelo Bairro do Casal e pelo Bairro 25 de Abril, terminando a jornada junto dos agricultores da Marinha, aos quais foi distribuído um documento específico em defesa da pequena e média agricultura, contando com excelente recepção por parte dos agricultores, que reconhecem na CDU aqueles que de forma coerente, nos bons e maus momentos, os têm defendido.

A CDU abraça esta campanha para as eleições europeias propondo um outro modelo de integração, baseado no respeito pela soberania de cada país e na possibilidade de cada um poder desenvolver políticas autónomas adaptadas a cada situação. Até ao próximo dia 25 há ainda muito para percorrer, muitas pessoas para esclarecer e mobilizar para o voto. A cada dia que passa o colectivo da CDU sai mais forte e motivado para completar uma campanha na qual a CDU cresce continuamente, com a confiança num excelente resultado eleitoral no próximo domingo.

CDU no Mercado de Esmoriz, com Albino Silva

Veja também a campanha no resto do distrito, aqui.

Miguel Viegas com trabalhadores da Yazaki Saltano

Numa campanha que já contou com variadas iniciativas no concelho de Ovar, militantes e activistas da CDU estiveram ontem em várias acções de contacto com os trabalhadores de várias empresas do concelho, nomeadamente da Gametal, da Promivi, da Toyota e da Yazaki. As iniciativas contaram com a presença de Miguel Viegas, terceiro candidato pela CDU ao Parlamento Europeu e ex-deputado municipal na Assembleia Municipal de Ovar.

Nos contactos foi visível o desagrado dos trabalhadores com as políticas de ataques aos direitos laborais, à contratação colectiva, à protecção contra o desemprego, levadas a cabo pelo governo e com o alto patrocínio da UE. Neste contexto, é urgente e necessário dar mais força à CDU nas próximas eleições de dia 25 de Maio, não apenas para criar melhores condições para a defesa dos trabalhadores e do povo pelos eleitos da CDU, mas também porque estas eleições serão uma oportunidade irrepetível para um enorme cartão vermelho ao governo e as suas políticas de rapina que lesam quem vive do seu trabalho.

Miguel Viegas com trabalhadores da Toyota

Não deixa de ser significativo que nos 3 anos que vigora o Pacto de Agressão e em tempos de "crise", as grandes fortunas tenham tido um crescimento significativo enquanto a esmagadora maioria do povo português sofreu o mais rápido empobrecimento das últimas décadas.

A CDU continuará, na próxima semana, em numerosas acções de campanha que serão devidamente anunciadas.

Veja também a campanha na resto do distrito, no dia 15 de Maio, aqui.

Miguel Viegas com trabalhadores da Yazaki Saltano

Agrupamento de Escolas de Ovar limita-se a convidar candidatos da coligação Aliança Portugal (PSD/CDS))

A CDU - Coligação Democrática Unitária teve conhecimento do encontro marcado pelo Agrupamento de Escolas de Ovar, no âmbito do Dia da Europa e no qual foram convidados exclusivamente representantes da coligação eleitoral Aliança Portugal (PSD/CDS), a saber, Paulo Rangel e Nuno Melo.

Não pondo em causa os objectivos da iniciativa - promoção do debate sobre a Europa - a CDU considera totalmente inaceitável, antidemocrática e vergonhosa esta tentativa de instrumentalização de uma iniciativa que deveria ser de debate de diversas correntes de opinião sobre a temática, independentemente de serem partidárias ou não, e não um momento de hegemonização dos partidos da direita. A falta de vergonha chegou ao ponto de convidar, inclusivamente, nada mais nada menos do que o cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS, Paulo Rangel, eliminando liminarmente representantes de outras visões políticas.

Esta decisão torna-se ainda mais grave considerando que a Directora da Escola é militante e eleita na Assembleia Municipal precisamente por um dos partidos da coligação Aliança Portugal - o PSD. Para a CDU, nenhum cargo em nenhum organismo público deve prestar-se ao favorecimento político de qualquer candidatura, sendo a instrumentalização da comunidade escolar uma atitude gravíssima e inédita no concelho. A CDU denunciará imediatamente este escândalo às autoridades competentes, e ficará alerta para denunciar futuras situações desta natureza.

Sessão Pública

Miguel Viegas, terceiro candidato da CDU ao Parlamento Europeu
João Oliveira, presidente do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República

Sábado, 26 de Abril, 15h00 | Orfeão de Ovar

Sessão Pública com Miguel Viegas e João Oliveira

Miguel Viegas e Ilda Figueiredo em Ovar

Miguel Viegas, candidato da CDU às próximas eleições para o Parlamento Europeu e Ilda Figueiredo, mandatária nacional, acompanhados por outros activistas, estiveram todo o dia em contactos com as populações de Ovar e Aveiro.

Miguel Viegas e Ilda Figueiredo em OvarDurante a manhã, a comitiva da CDU esteve no mercado municipal e na praia do Furadouro. Ovar tem sido fustigado pelo desemprego, com o encerramento de dezenas de empresas e com despedimentos sucessivos em grandes empresas, muitas delas multinacionais. Por outro lado, a pesca e a agricultura têm sido vítimas de políticas erradas impostas pela União Europeias e contrárias ao interesse nacional. O resultado está à vista com menos produção, mais desemprego e mais dependência.

Nunca como hoje foi tão óbvia a ligação dos problemas concretos das pessoas às políticas impostas pela União Europeia, consentidas e aplaudidas por PS, PSD e CDS que se têm alternado na governação. Por isso, como alertaram Miguel Viegas e Ilda Figueiredo, a população tem uma oportunidade de castigar os grandes responsáveis por esta situação reforçando a CDU e criando condições para uma alternativa política que rompa com este ciclo recessivo em que Portugal se encontra.

Miguel Viegas e Ilda Figueiredo em Ovar

A jornada de pré-campanha na Estação da CP em AveiroAinda no concelho de Ovar e antes de seguir para Aveiro onde a comitiva acabou o dia na estação da CP com a distribuição de muitas centenas de documentos, houve tempo para contactos com as trabalhadoras da Tovartex, também elas vítimas do pacto de agressão ao qual acresce uma política de despedimento que levou já largas dezenas de trabalhadoras para o desemprego.

Conforme a CDU não se cansa de dizer, está nas mãos do povo e dos trabalhadores mudar esta situação e contribuir para isto, já no próximo dia 25 de Maio.

Miguel Viegas e Ilda Figueiredo na Tovartex, em Ovar