Esta campanha de recolha de alimentos terminou. Pode ainda ajudar contactando a Associação de Amizade Portugal-Cuba ou através de donativo na sua conta bancária — NIB: 003300000058016411697
 
imagem

Comunicado das entidades promotoras:

"As Caraíbas, o México o sul dos EUA foram nas últimas semanas afectados por vários fenómenos naturais extremos que causaram centenas de vítimas mortais e avultados prejuízos materiais ainda difíceis de contabilizar.

Em Cuba, afectada no espaço de uma semana e meia por dois furacões e uma tempestade tropical, e onde o furacão Ike assumiu proporções de grande gravidade, apenas a notável eficiência dos planos de emergência cubanos para este tipo de situações evitou que os violentos fenómenos naturais causassem um drama humano de grandes proporções, existindo contudo 7 vítimas mortais a lamentar.

Mas a destruição provocada é enorme e sem precedentes: Estima-se que 350.000 casas tenham sido afectadas, 30.000 das quais com capacidade de reconstrução bastante limitada. Em algumas províncias esses números significam 80% do total das habitações. Importantes infra-estruturas, como estradas, rede eléctrica e armazéns de reservas estratégicas, foram severamente lesadas. Uma primeira estimativa dos prejuízos causados em Cuba pelos furacões aponta para cerca de 150 milhões de dólares de prejuízos. Particularmente afectadas pela devastação foram as culturas agrícolas, o que já obrigou o governo cubano a recorrer a todas as reservas alimentares para atenuar os efeitos imediatos da escassez de alimentos.

 

Cuba é sempre o primeiro país a disponibilizar e a prestar auxílio – alimentar, médico e técnico - a todos os povos e países vítimas de catástrofes naturais ou de outras calamidades. Foi o primeiro a oferecer ajuda aos EUA aquando das terríveis inundações provocadas pelo Katrina, apenas para referir um exemplo recente e da mesma natureza. Contudo, mesmo sendo vítima de uma catástrofe natural destas dimensões, Cuba permanece sujeita ao criminoso bloqueio económico imposto pelos EUA – o mais longo da história da humanidade.

À semelhança de muitos outros países e organizações por todo o mundo é tempo de os portugueses furarem o criminoso bloqueio a Cuba e se mobilizarem para enviar para o País que está sempre na primeira linha da solidariedade internacional a amizade, o apoio e a ajuda que o povo de Cuba agora necessita. Cuba está sempre por todos, é altura de todos estarmos por Cuba.

Assim, por iniciativa da Associação de Amizade Portugal-Cuba, a que se associam muitas outras organizações sindicais, do movimento da paz, de variados movimentos sociais e políticos, lança-se em Portugal uma Campanha de Solidariedade com Cuba "Cuba por Todos, Todos por Cuba", com o objectivo de fazer chegar ao povo cubano géneros alimentares de primeira necessidade (conservas, leite em pó, farinhas, massas e arroz, feijão) e recolher fundos para apoiar a reconstrução em Cuba.

 

O primeiro avião de ajuda humanitária partiu para Cuba no dia 24 de Setembro. Outro se seguirá, e para isso precisamos do contributo de todos. Um contributo que poderá ser feito quer em géneros alimentícios de primeira necessidade — leite em pó, massa, arroz ou conservas — quer em donativo para a conta bancária da Associação de Amizade Portugal-Cuba — NIB: 003300000058016411697

 

Ao lançar esta campanha a Associação de Amizade Portugal-Cuba e as organizações subscritoras deste apelo apelam à participação de todas as organizações, entidades, públicas e privadas e cidadãos, nesta campanha para apoiar a reconstrução em Cuba.

As organizações:     
Associação Amizade Portugal-Cuba     
CGTP-IN »»
Conselho Português para a Paz e Cooperação »»
Juventude Comunista Portuguesa »»
Movimento Democrático das Mulheres »»
Voz do Operário »»"

 

O PCP de Ovar apoia esta campanha, disponibilizando o seu Centro de Trabalho para a recolha de bens alimentares. Para ajudar nesta campanha, pode deixar a sua contribuição todos os sábados de manhã (10:00 às 12:30) no Centro de Trabalho do PCP de Ovar, junto à Câmara Municipal. Para dúvidas ou esclarecimentos, contacte o 961081481.