Manuel DuarteHá muito que o PCP denuncia a ausência de medidas que permitam aproveitar as enormes potencialidades do concelho de Ovar para a actividade turística e recreativa. Pelo facto de reunir, na mesma área geográfica, uma extensa zona de costa marítima, parte significativa da Ria de Aveiro, juntamente com uma importante mancha florestal, todos servidos por bons acessos, tanto rodoviários, como ferroviários, seria de esperar que a Câmara Municipal de Ovar apostasse numa estratégia de desenvolvimento do turismo, que hoje representa apenas uma parte ínfima do PIB concelhio, inferior a 1%, sem esquecer, naturalmente, os outros sectores de actividade.

Por este motivo, na última reunião da Assembleia de Freguesia de Ovar, o deputado do PCP, Manuel Duarte, acabou por pôr o dedo na ferida. Em jeito de balanço sobre a última época balnear, e perspectivando já o ano de 2011, Manuel Duarte teceu um conjunto de considerações, onde revelou, não só a ausência de qualquer rumo ou estratégia, mas também algum desleixo no que diz respeito à forma como a Câmara Municipal de Ovar trata dos assuntos relacionamentos com o sector turístico.

Em duas visitas realizadas aos dois postos de turismo de Ovar e do Furadouro, o representante comunista constatou que a falta de informação era gritante, particularmente no que toca ao alojamento e à restauração, o que demonstra uma falta de coordenação com os agentes locais, que alugam casas para veraneio e com os quais haveria toda a vantagem em sistematizar a informação. Mas o turismo não vive apenas da restauração e alojamento. Neste sentido, Manuel Duarte procurou, igualmente, saber se as várias actividades desportivas e culturais, que animam o concelho e lhe dão uma identidade própria, estavam devidamente divulgadas e promovidas. Neste domínio, a quantidade e qualidade da informação era pobre e de baixa qualidade, com a particularidade de termos incluídos no Guia de Eventos Anuais, fornecido então, vários eventos, como o Festival de Marionetas de Ovar, que morreu há mais de 5 anos, ou ainda, o Grande Prémio de Atletismo Cidade de Ovar, outrora organizado pelo extinto Racing e que igualmente se não realiza há mais de dez anos.

Descontando o carácter anedótico destas insuficiências, o PCP, pela voz de Manuel Duarte, reafirmou a sua convicção de que Ovar pode e deve fazer mais pelo turismo, como forma de recreação e fonte alternativa de criação de riqueza e postos de trabalho. Mas isto passa muito por uma outra postura do poder autárquico, com outra visão, que aposte na valorização e promoção do património natural existente (espaço praia, Ria de Aveiro, Foz do Rio Cáster e Barrinha de Esmoriz), mas também dos valores culturais que marcam a identidade vareira, aproveitando, por exemplo, tal como o PCP já sugeriu, os percursos de Júlio Dinis e das personagens que dão corpo aos seus romances, cujos vestígios permanecem um pouco por toda a freguesia de Ovar e arredores.

 

Ovar, 3 de Janeiro de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP