Miguel Viegas e Manuela Mourão em OvarNo quadro da acção nacional de contacto do PCP contra a ilegítima intervenção externa do FMI/BCE/UE, vários activistas, entre os quais Miguel Viegas, cabeça de lista da CDU por Aveiro às próximas eleições legislativas, percorreram as principais artérias da cidade de Ovar, contactando com a população e distribuindo um folheto com informação sobre o tema.

Os principais eixos estratégicos desta ingerência centram-se, em primeiro lugar, no agravamento da exploração, facilitando o despedimento, flexibilizando os horários de trabalho e reduzindo os apoios aos desempregados. O segundo eixo fundamental prende-se com o ataque aos rendimentos dos trabalhadores e reformados. O terceiro incide sobre o Estado e respectivas funções sociais e o quarto abrange as privatizações com a entrega de empresas e participações estratégicas de todos nós ao capital privado.

Neste quadro de mais e mais sacrifícios para o povo e para os trabalhadores, a banca e os grupos económicos ficam isentos de qualquer medida de penalização, antes pelo contrário, beneficiam, doze mil milhões de euros vão direitinhos para a banca.

De acordo com o PCP, existem alternativas ao desastre. Portugal não pode aceitar este saque. A resposta ao problema da dívida passa pela sua imediata renegociação, pondo fim a este esquema de agiotagem internacional. É também possível, como foi já demonstrado, uma maior diversificação das fontes de financiamento não só externas mas também internas. É possível renegociar as parcerias público-privadas. É absolutamente decisivo relançar a produção nacional.

Está nas mãos do povo decidir do seu futuro. No próximo dia 5 de Junho cabe ao povo português dizer basta de roubo, basta de submissão e de desastre. Impõe-se uma ruptura com estas politicas, ruptura que só poderá acontecer com o apoio e mais votos na CDU.

 

Ovar 6 de Maio de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP