Agrupamento de Escolas de Ovar limita-se a convidar candidatos da coligação Aliança Portugal (PSD/CDS))

A CDU - Coligação Democrática Unitária teve conhecimento do encontro marcado pelo Agrupamento de Escolas de Ovar, no âmbito do Dia da Europa e no qual foram convidados exclusivamente representantes da coligação eleitoral Aliança Portugal (PSD/CDS), a saber, Paulo Rangel e Nuno Melo.

Não pondo em causa os objectivos da iniciativa - promoção do debate sobre a Europa - a CDU considera totalmente inaceitável, antidemocrática e vergonhosa esta tentativa de instrumentalização de uma iniciativa que deveria ser de debate de diversas correntes de opinião sobre a temática, independentemente de serem partidárias ou não, e não um momento de hegemonização dos partidos da direita. A falta de vergonha chegou ao ponto de convidar, inclusivamente, nada mais nada menos do que o cabeça-de-lista da coligação PSD/CDS, Paulo Rangel, eliminando liminarmente representantes de outras visões políticas.

Esta decisão torna-se ainda mais grave considerando que a Directora da Escola é militante e eleita na Assembleia Municipal precisamente por um dos partidos da coligação Aliança Portugal - o PSD. Para a CDU, nenhum cargo em nenhum organismo público deve prestar-se ao favorecimento político de qualquer candidatura, sendo a instrumentalização da comunidade escolar uma atitude gravíssima e inédita no concelho. A CDU denunciará imediatamente este escândalo às autoridades competentes, e ficará alerta para denunciar futuras situações desta natureza.