Militantes do PCP distribuem documento sobre educação

Integrada numa campanha nacional de defesa da Escola Pública, militantes do PCP em Ovar distribuíram, nos últimos dias o documento “Defender a Escola Pública – Garantir o acesso à educação”. Contactando os principais interessados - professores, funcionários, encarregados de educação e alunos - o PCP marcou presença em várias escolas do concelho, incluindo a Escola Secundária Júlio Dinis, a Escola Secundária José Macedo Fragateiro, a Escola Básica António Dias Simões, o Centro Escolar dos Combatentes, a Escola Básica integrada de S. Vicente Pereira, a Escola Básica Monsenhor Miguel Oliveira em Válega, a Escola Básica Florbela Espanca em Esmoriz e a Escola Secundária da mesma localidade.

A escola pública de qualidade e gratuita é o modelo mais avançado e moderno, mais justo, mais livre e fraterno de organização do sistema educativo. É um factor necessário e imprescindível do desenvolvimento político, económico, social e cultural, e um pilar da democracia e da nossa soberania.
Incumbe ao estado, no respeito pelos direitos constitucionais, garantir a todos os portugueses, segundo as suas capacidades, o acesso a graus mais elevados do ensino, investigação científica e da criação artística, e estabelecer progressivamente a gratuitidade de todos os graus de ensino.

Militantes do PCP distribuem documento sobre educação

O PCP defende que há um rumo alternativo para a educação. O imperativo da luta pela construção da Escola Pública, gratuita, de qualidade e para todos, ao serviço dos portugueses e do País, está nas mãos do povo, dos trabalhadores do sector educativo, dos estudantes, contribuindo com a sua participação nesta luta decisiva para o desenvolvimento integrado de Portugal. Esta é uma luta que deve envolver toda a sociedade portuguesa.

Ampliando mais uma das suas linhas de luta junto da população de Ovar, o PCP reafirma a importância desta para resistir às políticas de retrocesso do Governo e que afectam particularmente o concelho de Ovar, de que é exemplo o encerramento da Escola Oliveira Lopes em Válega.

Militantes do PCP distribuem documento sobre educação


Documento Distribuído