Imprimir

No sentido de garantir uma cada vez maior sintonia entre a sua actuação política e o associativismo, uma delegação da Comissão de Freguesia de Ovar do PCP deslocou-se às actuais instalações do Clube de Canoagem de Ovar (CCO) com o propósito de conhecer a sua realidade e visão, os seus feitos, as suas dificuldades e ainda as suas aspirações e projectos.

 Clube Canoagem

Por ter sido fundado em Setembro de 2006, o CCO continua a ser um dos mais recentes Clubes de Canoagem do país. Embora com importantes conquistas no desporto federado, a sua expressão não se limita a esta, tendo um importante papel na promoção do desporto entre as crianças, jovens e adultos do concelho. Presentemente o CCO conta com mais de 300 associados e 45 atletas, assegurando que tudo continuará a fazer para aumentar este número, incentivando e promovendo junto dos novos sócios a prática deste desporto que tantas potencialidades tem no nosso concelho. Não obstante a sua curta existência esta colectividade conta com diversos prémios e resultados de realce tanto a nível nacional como internacional em diversas categorias. Entre as suas mais recentes conquistas, e apenas neste Verão, contam-se: o bronze de Nuno Almeida em K1, Iniciados, (Campeonato Nacional de Esperanças); o bronze Raquel Reis em K1 infantil feminino; e ainda o bronze da dupla Luísa Almeida/Sofia Inês em K2 iniciadas femininas, os dois últimos na Final Nacional de Primeiras Pagaiadas.

 Clube Canoagem

Estes resultados são ainda mais surpreendentes se for tido em linha de conta as enormes dificuldades a nível de equipamento e instalações com que se depara o clube, e que foi comprovada ao vivo e a cores durante a visita. No que diz respeito às instalações, o PCP considera que houve de facto uma evolução positiva desde o tempo em que este clube desenvolvia a sua actividade em instalações ultra-precárias no Cais do Puxadouro, que em 2013 motivaram a admiração de Ryszard Hoppe, seleccionador nacional de canoagem, quando declarou nunca ter visitado um Clube com aquelas condições. No entanto, não deixa de ser desejo do CCO contar com sede própria num futuro próximo, passo importante para vincar a sua identidade, passo esse que contará com o apoio do PCP em local e momento apropriado.

 Clube Canoagem

O PCP redunda ainda a sua voz para alertar que a falta de dragagem da Ria de Aveiro impede o CCO de propor a realização de provas do Campeonato Nacional de Canoagem à Federação Portuguesa de Canoagem, sendo este mais um condicionamento criado pelo assoreamento da Ria de Aveiro.

O CCO, pelas provas de desprendimento e dinamismo que tem demonstrado, merece mais e melhor. É um facto inegável que o Movimento Associativo Popular, e dentro deste, os clubes desportivos, têm um papel crucial na garantia de acesso universal ao desporto; na promoção de estilos de vida saudáveis; no acompanhamento e ocupação de crianças e jovens e na promoção da inclusão social; na valorização das potencialidades do concelho e na sua afirmação no país. Neste sentido, o PCP pugnará por apoios cada vez mais justos e ligados às reais necessidades das associações e colectividades, como é apanágio dos municípios geridos pela CDU.


Ovar, 9 de Setembro de 2015

A Comissão de Freguesia de Ovar do PCP