imagem

Vários activistas da CDU, entre os quais José Catarino e Miguel Viegas, deslocaram-se na passada quarta-feira à sede dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar, onde reuniram com a respectiva Direcção. Este encontro, realizado a pedido da CDU e inserido no trabalho habitual de contacto com as diversas colectividades, teve como principal objectivo um melhor conhecimento sobre a actividade de uma importante organização do Concelho de Ovar que congrega a esmagadora maioria dos cerca de 400 trabalhadores da autarquia vareira.

Das muitas e variadas actividades dinamizadas pela Direcção dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar, que passam por exemplo pelo desporto (atletismo, ginástica, natação sincronizada), pela acção social ou pelo refeitório onde são servidas diariamente entre 50 a 100 refeições, destaca-se naturalmente o seu serviço de saúde que permite a qualquer associado e respectiva família aceder a uma consulta médica de qualidade, em tempo útil e a preço simbólico. Este serviço, associado à delegação, por parte da Câmara nos Serviços Sociais, do pagamento de todas as consultas realizadas pelos trabalhadores da autarquia em clínicas protocoladas com a ADSE, tem permitido uma poupança significativa de fundos públicos por parte da Câmara. De acordo com os dirigentes presentes na reunião e designadamente do seu presidente, este sistema permite em primeiro lugar um melhor controlo das facturas que chegam à Câmara sendo depois remetidas aos Serviços Sociais, tendo-se já detectados inúmeros erros de serviços médicos cobrados indevidamente. Por outro lado, as mais de 3000 consultas realizadas nos próprios Serviços Sociais, para além da maior comodidade, ficam substancialmente mais baratas relativamente à tabela do Serviço Nacional de Saúde. Tendo em conta os bons resultados alcançados, a aposta dos Serviços Sociais passa por ampliar e diversificar o apoio médico, designadamente ao nível da psiquiatria e da fisioterapia.

Por parte da CDU, Miguel Viegas registou de forma muito positiva este importante apoio dos trabalhadores da Câmara Municipal de Ovar que constitui uma excepção neste mar de exploração e de retrocesso social em que a generalidade dos trabalhadores portugueses e particularmente os trabalhadores da administração local estão a viver. O jovem dirigente comunista não deixou de anotar igualmente a preocupação relativamente a algumas tentativas ao nível da Associação de Municípios Portugueses (felizmente sem consequências até agora) de limitar os apoios das câmaras aos respectivos serviços sociais (onde eles existam), nivelando-os por baixo ou visando mesmo a sua ilegalidade. Estes Serviços Sociais representam uma conquista valiosa por parte dos trabalhadores da Câmara Municipal de Ovar e um exemplo para os restantes trabalhadores, demonstrando que é possível, com unidade, melhorar as condições de vida e de trabalho. Com esta mensagem de confiança e de apoio por parte da CDU deu-se por terminado encontro após uma visita às instalações incluindo a sede social, o consultório, o refeitório e o ginásio.