foto

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP, depois de ter levantado a questão na última reunião da Assembleia Municipal, vem através desta nota manifestar a sua profunda preocupação com a situação da Yazaki Saltano.

Quebrando um silêncio de chumbo que durava já há muitos meses, a Administração da empresa acabou finalmente por revelar o que os trabalhadores já suspeitavam: o plano de redução de pessoal encetado há  alguns anos é para continuar, prevendo a empresa despedir já no curto prazo cerca de 300 trabalhadores. Na base deste despedimento estará o fim de produção do modelo Avensis e a deslocalização para a Europa de leste do modelo Jaguar.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP não pode deixar de repudiar frontalmente esta atitude desumana de uma empresa que beneficiou de milhões de euros em subsídios e isenções fiscais, e se prepara agora para juntar mais algumas centenas de trabalhadores aos restantes milhares que foi despedindo ao longo dos últimos anos. Num clima de total impunidade construído e cimentado por décadas de políticas de direita, e aproveitando a boleia do anunciado despedimento colectivo, a Administração da Yazaki tem vindo igualmente a pressionar outros trabalhadores efectivos não afectos à produção daqueles dois modelos.

Perante este caso, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP exorta todos os trabalhadores da Yazaki a lutar em unidade pelos seus direitos, a começar pelo direito ao trabalho, e apela ao Governo, que já tem conhecimento desta situação há já muitos meses, assim como ao poder autárquico, para que sejam tomadas medidas urgentes que salvaguardem os postos de trabalho. Pela parte do PCP e do seu Grupo Parlamentar este problema deverá merecer igualmente uma pronta intervenção na Assembleia da República. Esta situação não é nenhuma fatalidade. Representa antes a consequência de uma globalização capitalista responsável pela deslocação de grande parte da indústria automóvel e respectivos componentes para o leste europeu onde grassa a mais despudorada exploração de mão-de-obra. Uma globalização capitalista inimiga dos povos que importa travar o quanto antes e contra a qual despertam todos os dias mais e mais trabalhadores.