foto

Numa altura em que está confirmado o encerramento da valência pediátrica do Hospital de Ovar para o final do presente mês, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU vem através desta nota manifestar o seu repúdio e toda a sua revolta perante esta medida que considera profundamente lesiva dos interesses da população do concelho e que coloca o Hospital de Ovar numa posição ainda mais frágil do ponto de vista da sua sustentabilidade.

Importa lembrar que a CDU denunciou esta situação em Julho do ano passado, tendo até hoje desenvolvido um conjunto de iniciativas visando impedir este desfecho. Destas, destacamos a pronta intervenção do Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, através do deputado Jorge Machado, que visitou já por duas vezes o Hospital (1, 2), tendo enviado diversos requerimentos ao Governo sobre a matéria (1, 2, 3), assim como a ampla mobilização popular que teve expressão numa concentração em frente à Câmara a 14 de Julho, a partir da qual se seguiu um abaixo-assinado que reuniu cerca de 2500 assinaturas entregues na autarquia, na ARS Centro e na Assembleia da República.

A propósito destas medidas de luta, importa igualmente lembrar o cinismo dos nossos governantes, designadamente na pessoa do Presidente da ARS Centro que, numa carta de Novembro último, continuava a negar o encerramento da pediatria, alegando que se estava apenas numa fase de estudo...

De lamentar também o facto de as demais forças políticas e órgãos autárquicos do nosso concelho não terem sabido ou querido actuar como a situação exigia e a CDU reclamava.

Nesta fase, aparentemente irreversível, à qual de juntam as conhecidas interrogações sobre o serviço de urgências, a Comissão Coordenadora de Ovar entende que, apesar deste encerramento, a luta valeu a pena e  continuará a valer a pena, na medida em que a ofensiva contra o modelo social construído na sequência da Revolução de Abril não termina com a encerramento da pediatria do Hospital de Ovar. Irá por certo prosseguir procurando, por exemplo, concretizar também o encerramento da urgência do Hospital, contando desde já com a firme oposição da CDU e seus activistas assim como de todos aqueles que continuam a acreditar em serviços de saúde de qualidade e próximos do cidadão bem como que o capitalismo não é o fim da história.