Imprimir

imagem

No desenvolvimento normal do trabalho da CDU, que passa pelo contacto regular com as mais diversas instituições intervenientes na vida do concelho, uma delegação composta pelos eleitos José Costa e José Sona, acompanhados pelos activistas Miguel Viegas e Manuel Costa, esteve na passada segunda-feira reunida com responsáveis pela unidade territorial de Ovar da GNR.

Tendo como pano de fundo a segurança das populações, muitas foram as questões abordadas durante a reunião, numa área sensível que mexe com o bem-estar das pessoas em qualquer parte do mundo. De acordo com os militares presentes, dando conta do último relatório sobre a segurança discutido na recente reunião do Conselho Municipal de Segurança, a criminalidade estagnou durante o ano de 2006, tendo mesmo baixado ligeiramente em determinados aspectos, não deixando como é óbvio de merecer uma preocupação constante por parte das forças da ordem.

 

foto

Outra questão relevante, que tem merecido diversas intervenções da CDU ao longo do tempo prende-se com as questões ambientais, designadamente ao nível das descargas de efluentes e da extracção de inertes. Sobre estes aspectos foram dadas informações pormenorizadas sobre as normas e procedimentos da Brigada de Protecção da Natureza e Ambiente, responsável por um conjunto muito meritório de intervenções nos mais diversos pontos do conselho. De acordo com a GNR, na forma de uma recomendação, a operacionalidade daquela brigada depende em muito do comportamento vigilante e responsável do cidadão, ou seja, de todos nós.

 

Na sequência desta importante reunião, José Costa enviou um requerimento dirigido à Câmara manifestando alguma preocupação pela aparente impunidade com que alguns agentes continuam a extrair areia de forma ilegal, apesar das queixas e dos autos levantados pelas autoridades. A situação, em concreto, prende-se com a Zona Industrial de onde saem quantidades importantes de areias e onde a GNR interveio várias vezes, tendo, como é norma, entregue o respectivo processo na Câmara Municipal. No requerimento em causa, José Costa questiona o Executivo Municipal se tem conhecimento ou não dos autos da GNR referentes à extracção ilegal de inertes na Zona Industrial e, em caso de resposta afirmativa, qual o destino dado aos processos.

 

Pode consultar o requerimento aqui.