foto

Dando corpo a uma velha aspiração dos moradores da Praia de Esmoriz, a organização local da CDU, pela mão do seu representante na Assembleia Municipal de Ovar, José Costa, entregou no passado mês de Fevereiro um dossier contendo 505 assinaturas, tentando sensibilizar o Presidente da Câmara para a necessidade de descentralizar as assembleias de voto na Freguesia de Esmoriz. Para além do facto de residirem em permanência hoje na Praia de Esmoriz vários milhares de eleitores, importa igualmente registar a ausência de transportes públicos que cria grandes dificuldade aos moradores do bairro piscatório que queiram participar nos actos eleitorais. Este representa de resto um enorme factor de distorção da própria democracia na medida em que tem permitido às forças políticas com mais meios promover o transporte selectivo de eleitores para o único local de voto, situado a vários quilómetros de distância da praia.

Esmoriz, com cerca de 10 000 eleitores, representa a segunda maior freguesia do Concelho. Por outro lado, a Praia de Esmoriz, cuja área geográfica corresponde ao território a poente da linha de comboio, tem crescido de tal forma que supera largamente em população a Praia do Furadouro (localidade da Freguesia de Ovar) que tem, felizmente, as suas duas mesas de voto, permitindo aos seus eleitores exercerem o seu direito de voto com toda a comodidade.

Estranha-se que, na própria reunião da Assembleia Municipal de 29 de Fevereiro, na qual o abaixo–assinado foi entregue, o Sr. Presidente da Câmara não se tenha dignado proferir uma só palavra acerca desta tão relevante questão. Entretanto, nas Assembleias Municipais que se seguiram, incluindo a última do passado dia 25 de Setembro, e apesar de questionado sobre esta questão, o Sr. Presidente da Câmara voltou a fazer ouvidos de mercador a esta proposta da CDU, numa atitude algo insólita e em certa medida revoltante. Registe-se entretanto o acordo manifestado na última Assembleia Municipal pelo Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz relativamente a este anseio da população da Praia de Esmoriz.

Perante este silêncio absurdo e porventura insultuoso relativamente às mais de 5 centenas de munícipes que subscreveram a petição, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU vem através desta nota desafiar publicamente o Sr. Presidente da Câmara a clarificar a sua posição relativamente à colocação de mesas de votos na Praia de Esmoriz, numa altura em que se aproxima uma sucessão de actos eleitorais. Esta é uma competência directa da Câmara pelo que se exige uma resposta clara a uma aspiração há muito sentida pela população.