Candidatos da CDU em Esmoriz

Depois do bom resultado alcançado nas eleições legislativas onde foram globalmente atingidos os objectivos a que a CDU se tinha proposto, isto é, crescer em números de votos e de mandatos e tirar a maioria absoluta ao PS, os vários candidatos aos órgãos locais do concelho de Ovar começaram já a batalha autárquica com vista à obtenção de mais um resultado positivo no próximo dia 11 de Outubro. Sabendo que, na CDU, tudo é conquistado e nada lhe é oferecido, António José Macedo e Miguel Viegas - entre outros candidatos - desdobraram-se já hoje em contactos com a população vareira em diversas freguesias.

O dia começou no mercado de Ovar, com a distribuição de documentos com os candidatos e as propostas da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal. Contra o desânimo e o fatalismo, importa lutar pelo esclarecimento, sublinhando as diferenças que separam a CDU de todos os restantes partidos que constituem hoje uma autêntica amálgama indiferenciada de candidatos, ideologias e propostas mais ou menos repetidas. A CDU é a força diferente que trabalha ao longo de todo o mandato junto das populações e dos problemas. Infelizmente, chegados às vésperas de eleições todo este trabalho acaba por ser ofuscado por enormes campanhas mediáticas pagas a peso de ouro ficando sempre a eterna questão de se saber de onde vem o dinheiro. Mas não há que desanimar: a luta é o caminho e há que seguir em frente, trabalhando mais e melhor.

CDU no Mercado de Ovar

A tarde foi passada em Esmoriz, onde a CDU aposta num homem prestigiado, Arlindo Barbosa, conhecido pela sua inesgotável solidariedade para com os mais necessitados. Num terreno onde está mais do que à vontade, Arlindo Barbosa, acompanhado por António José Macedo e Miguel Viegas e outros candidatos, percorreram a Praia de Esmoriz de uma ponta à outra, dando a conhecer as propostas da CDU para o concelho e para a freguesia. O povo está hoje cheio de promessas, muitas delas feitas em vésperas de eleições, como seja este autêntico número de circo acerca dos terrenos onde irá nascer o bairro piscatório prometido há décadas. Não existe um parque infantil digno deste nome, apesar das excelentes condições naturais existentes. A Junta, tão lesta em culpar a Câmara esquece-se que recebe anualmente do governo cerca de 120 mil euros, para além dos muitos milhares de euros de receitas próprias (mercado, publicidade, rendas, etc.). Importava saber o que foi feito com este dinheiro.

Miguel Viegas e António Macedo no Torrão do Lameiro

Finalmente, o dia acabou já depois da hora de jantar na sede da Associação Desportiva e Cultural Torrão de Lameiro, onde os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, depois de tomar café, vieram ouvir as principais reivindicações dos moradores do Torrão do Lameiro. Para além das necessidade de repavimentar um conjunto a arruamentos, a questão do saneamento - que não existe nesta localidade da freguesia sede de concelho - foi salientada como uma das principais carências. Os transportes públicos são escassos e dificultam bastante a vida dos estudantes que se vêem obrigados a permaneceram horas na escola desnecessariamente. Finalmente a questão da Praia dos Marretas onde continua a funcionar uma companha de arte xávega foi igualmente considerada como uma vergonha deste executivo municipal que votou aquela que deveria ser uma das jóias da nossa costa ao mais completo abandono.