br ar    v a l v

CDU reclama requalificação do Bairro do Casal PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Coordenadora de Ovar da CDU   
Segunda, 14 Dezembro 2009 19:39
Etiquetas:
Activistas da CDU com moradores do Bairro do Casal

Depois de uma visita ao local, e na sequência de outras intervenções no passado recente, Miguel Viegas, eleito da CDU na Assembleia Municipal, acompanhado de Manuel Duarte, eleito da CDU na Assembleia de Freguesia reclamam uma intervenção urgente de requalificação do Bairro do Casal, aproveitando as obras anunciadas de repavimentação da rua Fonte do Casal e arranjo da respectiva ponte.

No requerimento entretanto enviado à Câmara Municipal, Miguel Viegas começa por caracterizar o bairro, construído há várias décadas pela Santa Casa da Misericórdia de Ovar para os seus trabalhadores que, entretanto e com excepção de 2 ou 3 casos, acabaram por adquirir as casas passando de inquilino a proprietário. As casas estão em boas condições fruto do esforço dos respectivos moradores, em contraste com os espaços envolventes que deixam uma imagem de subdesenvolvimento a um dos mais típicos bairros da cidade de Ovar. Não há espaços ajardinados, a não ser aqueles que a própria população instalou, faltam árvores e os arruamentos estão em terra batida, provocando tempestades de pó assim que o vento sopra com mais força. A questão do parque infantil brada aos céus e demonstra de forma cabal a total inoperância desta Câmara, que não foi capaz de encontrar outra solução para o parque infantil existente que não fosse a sua pura e simples remoção.

 

Câmara deixa em total abandono os espaços públicos

Num momento em que se anunciam obras de requalificações daquela zona incluindo a rua Fonte do Casal e a respectiva ponte, seria um crime deixar de fora o respectivo bairro com o qual formam um conjunto de enorme valor histórico e cultural. De acordo com o requerimento, são vários os aspectos gritantes que deveriam merecer a atenção da Câmara, a começar deste logo com os arruamentos. Registando que os passeios no lado oposto da Rua Fonte do Casal estão já em fase de conclusão, seria bom pensar nas várias ruelas do bairro, contemplando zonas delimitadas de estacionamento. A CDU sugere a este propósito que, em vez de se colocar asfalto por cima dos paralelos da rua Fonte do Casal, que os mesmos sejam recuperadas e usados para pavimentar as ruas interiores do bairro acentuando a sua tipicidade.

Os espaços ajardinados merecem igualmente referência sugerindo contemplar o bairro com algumas áreas verdes, canteiros com árvores ou ainda com a recuperação do extinto parque infantil onde existe neste momento um depósito de áreas de higiene duvidosa. Ou será que a população de Bairro de Casal não paga impostos como os restantes munícipes?

 

Finalmente, duas referências ao gás natural que apesar de passar pelas ruas circunvizinhas não chega às casas por não ter sido feita a respectiva rede de distribuição, vá lá saber-se porquê, e à iluminação pública a cargo de um único poste que não chega para as encomendas.

Conforme foi dito aos moradores, esta questão será futuramente apresentada quer na Assembleia Municipal, quer na Assembleia de Freguesia onde toda a população foi convidada a participar.

 

Pode consultar o requerimento aqui.