A Comissão Concelhia de Ovar do PCP, reunida no dia 11 de Março, após proceder a uma análise da situação social do concelho, manifesta a sua enorme preocupação com o actual estado depressivo da economia, com consequências gravíssimas para a generalidade da população.

Num quadro de completa estagnação económica, o desemprego, cuja componente estrutural assume um peso cada vez mais preponderante, continua a ser a marca mais visível, com a agravante de termos cada vez mais desempregados sem apoio, consequência directa das medidas deste governo PS, aprovadas com o apoio do PSD e do actual presidente da República. Ovar não escapa a esta dramática situação, pois, como está explícito nos relatórios dos serviços sociais da Câmara Municipal, são cada vez mais aqueles que, desprovidos de quaisquer recursos, se vêm obrigados a pedir alimentos para poder sobreviver. Entre estes, encontram-se, evidentemente, muitos trabalhadores de empresas que fecharam nos últimos meses, como é o caso da Carmel ou da Ferradaz & Gomes.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP regista, igualmente, uma tendência generalizada de substituição postos de trabalho com vínculo permanente por emprego precário. Empresas que despediram recentemente centenas de trabalhadores, recebendo ainda milhões de subsídios através do Lay-off e outros apoios, têm hoje nas suas fileiras centenas de trabalhadores precários oriundos de empresas de trabalho temporários. Tal é o caso da Yazaki Saltano, da Bosche ou ainda da Kirchhoff, apenas para citar alguns exemplos.

 

PCP - 90 anos ao serviço da classe operária, dos trabalhadores e do povo português

 

O Partido Comunista Português, fundado a 6 de Março de 1921, comemora este ano 90 anos de vida e luta. Neste quadro social difícil e de grande exigência, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP associa-se a estas comemorações, com um conjunto de iniciativas, das quais destacamos:

* A inauguração, no próximo dia 26 de Março, de uma exposição sobre a vida do PCP, que decorrerá no Centro de Trabalho;

* Um debate sobre a actualidade do ideal comunista com a presença de Domingos Abrantes;

* Uma edição especial do Boletim Informativo do PCP assinalando a data e dando conta da intervenção local do Partido.

Convidando todos os seus militantes e simpatizantes a associarem-se a estas iniciativas, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP entende que estas comemorações não podem dissociar-se da situação social e política. Nesta medida, a Comissão Concelhia de Ovar apela igualmente a todos aqueles que são espoliados diariamente pelas medidas aprovadas pelo governo PS, para que se juntem à grande manifestação convocada pela CGTP para o próximo Sábado, dia 19 de Março, em Lisboa.

 

Ovar 13 de Março de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP