Índice do artigo

casas com rachasNo decurso nas obras de reforço do enrocamento da linha de costa da Praia de Esmoriz, na sequência, quer da passagem dos camiões carregados com pedras, quer das operações de colocação e consolidação das mesmas, vários moradores daquela localidade acabaram por ficar com avultados prejuízos nas suas casas, com enormes rachadelas nos rebocos e posteriores infiltrações no seu interior.

Depois de recebidas as queixas, Miguel Viegas, deputado municipal do PCP,  deslocou-se ao local, onde pôde comprovar os danos. Conhecendo-se as dificuldades económicas daquela população, é compreensível a consternação com que os pescadores vêem as suas casas profundamente degradadas, muitas delas construídas ao longo de muitos anos e com enormes sacrifícios e no estrito cumprimento da legalidade. A questão óbvia, colocada pelas famílias, foi saber quais os instrumentos disponíveis para que todos os lesados possam ser ressarcidos, pelo menos parcialmente dos prejuízos.

Nesta medida, o representante comunista na Assembleia Municipal de Ovar, enviou um requerimento àÁgua dentro das casas Câmara, a dar conta da situação. Antecipando logo a mais que esperada resposta, segundo a qual a Câmara nada terá a ver com esta obra, da responsabilidade do Ministério do Ambiente, muito embora seja sempre a primeira a reivindicar os louros quando a obra aparece feita, Miguel Viegas exorta o executivo municipal a intervir nesta matéria, seja encaminhando ou mediando eventuais queixas ou apoiando, tendo em conta a conhecida vulnerabilidade económica e social destas populações.

Ovar, 18 de Outubro de 2010

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP