Atletas e treinadora da natação sincronizada de OvarComo é do conhecimento público, Ovar foi ao longo dos últimos anos uma referência nacional incontornável em matéria de natação sincronizada. Defendendo as cores dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar, várias dezenas de atletas e treinadores, com o valioso apoio dos pais, foram construindo um vasto e invejável palmarés, que inclui nada mais, nada menos do que quatro títulos nacionais, aos quais se juntam várias nomeações individuais para atletas do ano pela Associação de Natação de Aveiro.

Entretanto, há cerca de um ano que, por imposição do Governo PS, a Câmara Municipal de Ovar (igualmente socialista) foi intimada a acabar com os apoios aos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar, ruindo assim todo o sistema de funcionamento das piscinas municipais - que era assegurado pelos serviços sociais através de protocolo de delegação de competências - e deixando a secção de natação sincronizada sem qualquer apoio.

Apesar de avisado em tempo útil, o Executivo Municipal nada fez para garantir a continuidade deste importante projecto, que tanto prestígio tem trazido para o concelho de Ovar. Desta forma, apesar do esforço de pais e atletas, que tudo têm feito para manter a estrutura a funcionar, a verdade é que, por completa inoperância da Câmara Municipal, está hoje em causa, não só a participação da equipa nas competições federativas, mas igualmente a própria continuidade da modalidade no nosso concelho.

Perante este absurdo, Miguel Viegas, representante do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, questionou a Câmara sobre esta matéria, que será igualmente tema de debate na Assembleia Municipal de Ovar do próximo dia 12.

 

Ovar 4 de Abril de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP

REQUERIMENTO

Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ovar

Como é do conhecimento público, Ovar foi ao longo dos últimos anos uma referência nacional incontornável em matéria de natação sincronizada. Defendendo as cores dos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar, várias dezenas de atletas e treinadores, com o valioso apoio dos pais, foram construindo um vasto e invejável palmarés, que inclui nada mais, nada menos do que quatro títulos nacionais, aos quais se juntam várias nomeações individuais para atletas do ano pela Associação de Natação de Aveiro.

Por imposição do Governo PS, a Câmara Municipal de Ovar (igualmente socialista) foi intimada a acabar com os apoios aos Serviços Sociais e Culturais dos Trabalhadores do Município de Ovar, ruindo assim todo o sistema de funcionamento das piscinas municipais, que era assegurado pelos serviços sociais através de protocolo de delegação de competências. A secção de natação sincronizada acabaria igualmente por ser arrastada por este processo.

Resolvido que foi o problema de funcionamento das piscinas, que passou a ser da responsabilidade directa da Câmara Municipal, esta parece ter-se esquecido por completo da secção de natação sincronizada, não obstante os excelentes resultados desportivos e o prestígio que esta foi granjeando para o nosso Concelho. Apesar do esforço, e de todas as diligências feitas por pais e atletas, designadamente junto do executivo municipal no sentido de manter uma estrutura de sucesso em Ovar, a verdade é que está mais do que nunca ameaçada a continuidade de um projecto com créditos firmados a nível nacional.

Perante esta situação, venho na qualidade de representante do PCP na Assembleia Municipal de Ovar colocar ao Executivo Municipal de Ovar as seguintes questões:

- que avaliação faz o Executivo Municipal desta situação relativamente à equipa de natação sincronizada de Ovar?

- qual o ponto de situação relativamente às reuniões com pais e atletas?

- até onde está a Câmara disposta a ir para garantir a continuidade deste projecto, que tanto prestígio tem trazido ao nosso Concelho?

 

Ovar, 3 de Abril 2011

Miguel Viegas