Caixas de águas pluviaisDecorrem, neste momento, as obras na Rua da Granja (freguesia de S. João, concelho de Ovar) com vista à instalação da rede de saneamento e águas pluviais. Depois de sérias reservas manifestadas pelos moradores, Miguel Viegas, deputado municipal do PCP, deslocou-se ao local para se inteirar da situação.

Pelos dados observados, sem que sejam necessários grandes conhecimentos técnicos, saltam à vista um conjunto de potenciais deficiências, que justificam todos os receios, bem como uma cuidada reavaliação da obra. A rede de saneamento encontra-se, como é visível nas caixas abertas, praticamente à superfície. As caixas situadas ao longo da rede apresentam, por sua vez, uma altura que irá implicar uma significativa elevação do piso da rua, cuja quota ficará muito acima do nível da generalidade das casas. Perante esta situação, dois potenciais problemas se colocam. O primeiro, diz respeito às águas pluviais, que tenderão, obviamente, a acumular-se no terreno das casas. Em segundo lugar, tendo em conta a altura dos tubos, não se compreende como irão os esgotos das casas drenar para a rede. Finalmente, refira-se que, apesar do baixo declive da rua, não está planeado nenhum sistema de bombagem (ou estação elevatória), que permita assegurar uma boa circulação das águas residuais, o que deixa antever a ocorrência de sucessivos entupimentos da rede, infernizando a vida dos moradores, que anseiam há tanto tempo por este serviço deRua da Granja primeira necessidade.

Perante esta situação, detectada esta semana, o representante do PCP na Assembleia Municipal, aproveitou a reunião da última sexta-feira para alertar a Câmara sobre esta situação, apelando a uma cuidada reavaliação, tendo o Sr. Presidente ficado com o compromisso de acompanhar a situação. Pela parte de Miguel Viegas, em conformidade com o prometido junto dos moradores, este caso não deixará igualmente de ser devidamente acompanhado.

 

Ovar, 25 de Setembro de 2010

 

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP