Cruzamento à saída da desniveladaA passagem desnivelada na Av. da Praia em Esmoriz é o exemplo acabado da forma como são desbaratados fundos públicos sem que sejam apuradas responsabilidades. Sendo esta uma obra custosa e necessária, pena é que a mesma tenha sido tão mal desenhada e executada. Para além da curva e do injustificável desnível, quem passar em direcção à Praia, depara-se, mesmo no final da íngreme subida, com um inesperado semáforo. Perante esta situação insólita, com o semáforo frequentemente avariado, está criada uma situação de enorme risco, com um cruzamento mesmo à saída da desnivelada, sem qualquer visibilidade.

Registe-te a habitual resposta da Câmara, quando confrontada com esta questão pelo representante doDeclive da Desnivelada PCP na Assembleia Municipal, a sacudir a água do capote, para cima dos técnicos da Refer, como se não existissem projectos prévios, nem contactos entre ambas as partes. Não se compreende, nem a curva - que não existia na Av. Da Praia quando esta atravessava a linha férrea - nem o declive, que poderia ser muito mais atenuado, evitando assim a existência do cruzamento, que tantas dores de cabeça tem causado e cujo trânsito poderia perfeitamente ser desviado lateralmente.

Perante a irreversibilidade deste processo, o PCP apela para a necessidade de um solução segura para a desnivelada, que passe pela eliminação do cruzamento, desviando-se ambos os arruamentos em direcção à linha de caminho-de-ferro. Até lá, que sejam tomadas medidas para garantir uma melhor sinalização, com eventual recurso a espelhos. O PCP, por intermédio do seu representante, Miguel Viegas, não deixará de levantar novamente esta questão na próxima reunião da Assembleia Municipal.

Ovar, 15 de Novembro de 2010

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP