Depois de ter recentemente denunciado a intenção dos CTT de encerrar o posto de atendimento de S. V. Pereira (Ovar), o PCP volta a pegar no tema num momento em que foi já publicamente assumida a intenção de encerrar o posto de Válega e em que se degrada de forma acentuada o funcionamento do posto de Cortegaça.
Este caso representa mais um atentado a um serviço público essencial para as populações, numa acção claramente concertada ao nível nacional, em que de forma discreta, os CTT procuram encerrar dezenas de estações de correio um pouco por todo o pais, com especial destaque para freguesias rurais ou menos povoadas. Será que está já em marcha um plano para privatizar a empresa, com as habituais curas de emagrecimento para tornar a empresa mais apetitosa para o grande capital?
Depois do caso de S.V. Pereira, onde decorre um abaixo-assinado da população, foi a vez da Junta de Freguesia de Válega ter sido apanhada de surpresa com esta intenção de encerrar o posto de atendimento, deixando assim a maior freguesia do Concelho de Ovar em área sem este precioso serviço.
Ao mesmo tempo, na freguesia de Cortegaça, apenas existe uma única pessoa no atendimento onde chegaram a estar três, provocando enormes tempos de espera. Para agravar ainda mais a situação, os pagamentos de vales passaram a ser feitos apenas de tarde, deixando a população, em especial os reformados, à beira de um ataque de nervos. Esta vontade deliberada em degradar o serviço deixa claramente antever onde será o próximo encerramento.
Perante esta sucessão de casos, Miguel Viegas, eleito do PCP na Assembleia Municipal de Ovar enviou novo requerimento (ainda estamos à espero da resposta ao primeiro enviado a propósito de S.V. Pereira a 4 de Maio último) dirigido à Câmara municipal, onde exorta a Câmara a tomar medidas perante este escândalo vindo de uma empresa que tem por obrigação velar pela qualidade de um serviço essencial para as populações. Não é aceitável que uma empresa, que por sinal teve em 2010 lucros superiores a 50 milhões de euros, despreze assim os contribuintes portugueses.
Ovar 22 de Maio de 2011
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP
Requerimento
Exmo. Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ovar
Assunto: Encerramento do Posto de Correio de Válega e funcionamento do posto de Cortegaça
Exmo. Sr. Presidente
Há escassas semanas tive oportunidade de questionar a Câmara sobre o encerramento do posto dos correios em S. V. Pereira, onde decorre um abaixo-assinado da população contra tal desiderato.
Tive, entretanto, conhecimento da intenção dos CTT de encerrar mais um posto, desta vez em Válega, apanhando de surpresa a Junta de Freguesia. Entretanto, os CTT também reduziram de 3 para um o número de funcionários no posto de atendimento de Cortegaça, causando enormes tempos de espera, com a agravante de ter sido tomada a decisão de realizar pagamentos apenas no horário da tarde.
Como está bom de ver, este caso em Válega deixa antever claramente a intenção de encerrar o posto depois de degradar ao máximo o seu serviço.
Considerando esta situação em Válega, à qual se juntam estes dois encerramento publicamente assumidos em Válega e S. V. Pereira, julgo impor-se por parte da autarquia municipal uma atitude de grande firmeza perante esta degradação de um serviço público de primeira necessidade ao qual os CTT não podem furtar-se.
Perante esta situação, venho por este meio questionar o Executivo Municipal sobre esta questão, perguntando designadamente que avaliação faz desta situação e que atitude pensa tomar relativamente ao assunto.
Ovar, 22 de Maio 2011
Miguel Viegas
Eleito do PCP na Assembleia Municipal de Ovar