Perante o clima de incerteza que paira sobre a Bi-Silque, com ameaças veladas de deslocalização por parte da administração da empresa, a CDU, pela voz do seu representante na Assembleia Municipal de Ovar, José Costa, enviou recentemente um requerimento à Câmara pedindo um conjunto de esclarecimentos sobre o processo, designadamente em que termos é que a Câmara deu luz verde ao pedido de ampliação ou se deu entrada algum projecto da empresa para a dita ampliação.

No mesmo requerimento, o deputado comunista pergunta igualmente quais os fundamentos que estiveram na base do parecer desfavorável da Comissão Regional da Reserva Agrícola do Centro e se existe já algum parecer relativamente à desafectação do terreno em causa tomado pelo Conselho Nacional da Reserva Agrícola (CNRA) para o qual a empresa recorreu.

Sendo esta uma situação altamente preocupante tendo em conta o forte impacto da empresa na economia local e regional, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU não pode, no entanto, deixar de repudiar a facilidade com que a Administração da Empresa está a usar os postos de trabalho como autêntica arma de arremesso para garantir os seus intentos. Os trabalhadores não podem ser tratados como mera mercadoria descartável, assim como nenhuma empresa está isenta de qualquer responsabilidade social perante os seus empregados. Se a Bi-Silque apresenta hoje os resultados que tem e bate recordes de vendas, isto deve-se principalmente aos seus trabalhadores, que, apesar dos salários de miséria, tudo têm feito ao longo dos anos para colocar a empresa onde está.

Pode consultar o documento aqui.

Ovar, 25 de Novembro de 2007

A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU