Jornada regional em defesa do SNS marca presença em Ovar

A CDU promoveu, dia 27, uma ampla jornada regional dedicada ao Serviço Nacional de Saúde, desdobrando-se em várias iniciativas em todo o distrito de Aveiro com os seus vários candidatos e muitos activistas, contactando milhares de profissionais e utentes. Esta jornada teve expressão em Ovar onde o colectivo da CDU, incluindo Carlos Ramos, candidato às próximas eleições legislativas, marcou presença em várias unidades de saúde do concelho contactando centenas de utentes do Hospital Dr. Francisco Zagalo, da USF João Semana, da USF S. João de Ovar, da USF Barrinha e da USF Alpha.

Nos contactos efectuados, os utentes foram alertados para o rumo de desmantelamento do SNS, que sofreu um ataque sem precedentes com o governo Passos/Portas. Mas a CDU alerta igualmente que este é um rumo que de forma nenhuma é recente, resultando sim de décadas de políticas anti-sociais por sucessivos governos PS, PSD, com ou sem CDS. São disto exemplos o encerramento de valências, a criação de taxas moderadoras que dificultam o acesso à saúde, os entraves ao transporte não urgente de doentes, a degradação das infra-estruturas, o desrespeito pelos compromissos assumidos com os profissionais de saúde.

Neste sentido, a CDU fará nas próximas eleições toda a diferença face à continuidade das mesmas políticas assegurada pelos programas dos partidos do arco da dívida, propondo à população a reversão das políticas que levaram ao SNS ao estado em que se encontra.

Jornada regional em defesa do SNS marca presença em Ovar

É necessária uma política de valorização dos profissionais do SNS que pugne pela melhoria das suas condições de trabalho, contratando profissionais onde são necessários em vez de sobrecarregar os existentes. É preciso acabar com as taxas moderadoras e as limitações ao transporte não urgente de doentes, que diariamente e por dificuldades económicas dissuadem milhares utentes da utilização dos serviços de saúde por todo o país.

A CDU também sempre se manifestou pela manutenção de uma rede hospitalar que garanta uma carteira de serviços públicos de saúde de qualidade e de proximidade com as populações, opondo-se aos sucessivos encerramentos de valências (como foi, em Ovar, o caso das urgências e do serviço de pediatria), mas também noutros pontos do distrito (Águeda, Estarreja, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis).

Ao mesmo tempo, a CDU sempre pugnou pelo reforço urgente dos cuidados de saúde primários, quer nos seus meios humanos (garantido médico de família para todos os portugueses), quer nas infra-estruturas, quer nos horários de atendimento, bastante limitados em várias unidades de saúde do concelho. É ainda de lamentar a situação da USF de Válega, que se encontra há anos a funcionar em contentores, o que de forma alguma dignifica a sua função.

Como diz a CDU no seu programa, os meios existem, mas são direccionados para as prioridades de um governo ao serviço do capital: pagamento de juros agiotas de uma dívida que o governo se recusa a renegociar, financiamento da banca privada, PPP's, entre muitos outros exemplos. Nas próximas eleições o que estará em causa são ou opções políticas que continuem a apostar na privatização da saúde com a entrega crescente de serviços a privados, ou opções políticas que defendam o reforço do Serviço Nacional de Saúde público, universal e gratuito, como a CDU tem defendido coerente e intransigentemente.

Jornada regional em defesa do SNS marca presença em Ovar

Jornada regional em defesa do SNS marca presença em Ovar

MAIS FOTOGRAFIAS

A jornada regional em defesa do SNS marcou presença em Ovar junto do Hospital Dr. Francisco Zagalo, da USF João Semana,...

Publicado por CDU Ovar em Terça-feira, 1 de Setembro de 2015