PCP celebra em Ovar 95 anos de vida e de luta

Mais de sessenta militantes e amigos marcaram presença no jantar comemorativo do 95º aniversário do PCP, no passado sábado 19 de Março, em Ovar, numa iniciativa que contou com a presença de Belmiro Magalhães, membro do Comité Central do PCP, e ainda com a animação musical de Fernando Ribeiro.

Miguel JeriApós o jantar, Miguel Jeri, membro da Comissão Concelhia de Ovar e deputado do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, iniciou as intervenções destacando o trabalho do Partido que tem vindo a ser realizado no concelho, junto dos trabalhadores dos vários sectores da economia local, em especial os precários, dos agricultores, dos pescadores, dos moradores dos bairros sociais, dos jovens, dos reformados. Destacou ainda a intervenção institucional na Assembleia Municipal e nas Assembleias de Freguesia, realçando as moções apresentadas pelo PCP: pela reabilitação do Bairro do SAAL (aprovada), contra a municipalização da educação (rejeitada pelo PSD), pela criação do Portal Educativo (aprovada) e pelo fim das portagens na A29 (aprovada apesar da abstenção do PSD).

Belmiro Magalhães Membro CCSeguiu-se a intervenção de Belmiro Magalhães, mais abrangente, que começou por realçar o enorme e crescente património de luta do PCP, sempre em defesa dos interesses dos trabalhadores e das classes populares, ao longo de quase 100 anos. No que à situação actual diz respeito, foram destacadas as conquistas que têm sido possíveis no quadro legislativo actual - fruto da luta dos trabalhadores e complementada pela acção institucional do PCP. São disso exemplo o apoio aos desempregados de longa duração, a redução da taxa máxima de IMI, o início da gratuitidade dos manuais escolares, o fim das restrições à contratação nas autarquias, entre muitos outros. Conquistas que, apesar de insuficientes, e apesar das divergências que o PCP mantém com outras opções políticas do PS, foram indiscutivelmente passos positivos na reposição de alguns direitos, cuja evolução futura dependerá fundamentalmente da dinâmica da luta de massas que os trabalhadores e o povo português lhe possam imprimir.

PCP celebra em Ovar 95 anos de vida e de luta

Após o tradicional cantar dos parabéns ao som d"A Internacional", e do também já tradicional sorteio de EP para a Festa do Avante, a iniciativa encerrou com a actuação de Fernando Ribeiro, músico e compositor vareiro, que deu um brilho especial à comemoração. Seguir-se-ão mais doze meses de intensas lutas, para as quais os comunistas do concelho colocarão toda a sua energia e disposição. Por um Portugal com futuro!