foto

A CDU, pela mão do seu eleito, José Costa, irá entregar na próxima Assembleia Municipal de Ovar um documento contendo 505 assinaturas, tentando sensibilizar o Presidente da Câmara para a necessidade de descentralizar as assembleias de voto na Freguesia de Esmoriz. Para além do facto de residirem em permanência hoje na Praia de Esmoriz vários milhares de eleitores, importa igualmente registar a ausência de transportes públicos, o que cria grandes dificuldade aos moradores do bairro piscatório que queiram participar nos actos eleitorais.

 

Este representa de resto um enorme factor de distorção da própria democracia na medida em que tem permitido às forças políticas com mais meios promover o transporte selectivo de eleitores para o único local de voto, situado a vários quilómetros de distância da praia.

 

As assinaturas foram recolhidas pela organização local da CDU que deu, assim, corpo a uma velha aspiração dos moradores da Praia de Esmoriz.

 

Esmoriz, com cerca de 10 000 eleitores, representa a segunda maior freguesia do Concelho. Por outro lado, a Praia de Esmoriz, cuja área geográfica corresponde ao território a poente da linha de comboio, tem crescido de tal forma que supera largamente em população a Praia do Furadouro, que tem, felizmente, as suas duas mesas de voto, permitindo aos seus eleitores exercerem o seu direito de voto com toda a comodidade.

 

Tendo como horizonte o próximo ano de 2009, durante o qual irão decorrer três actos eleitorais, a Comissão Coordenadora de Esmoriz da CDU, ao entregar as assinaturas, exorta a Câmara Municipal de Ovar, autoridade competente nesta material, em conjunto com a Junta de Freguesia de Esmoriz, a desenvolverem os esforços necessários para a criação de pelo menos uma Assembleia de Voto na Praia de Esmoriz, contribuindo assim para o aprofundamento da nossa democracia e corrigindo, igualmente, uma injustiça face à situação verificada na Freguesia sede de Concelho.

 

A Comissão Coordenadora de Esmoriz da CDU