fotoApesar do período de férias, e tendo em conta a gravidade da situação, o Grupo Parlamentar do PCP, pela mão do deputado Bernardino Soares, apresentou na Assembleia da República um requerimento através do qual são colocadas ao governo um conjunto de questões da mais alta relevância para o futuro desta importante empresa do concelho de Ovar.

 

A Yazaki, tal como é referido no texto (clicar para ver), já empregou cerca de 8000 trabalhadores. Hoje laboram nesta empresa cerca de 1600. Desde 1991, data do início da fabricação em Ovar, nunca faltaram os apoios nacionais e comunitários, começando pelo próprio terreno onde está implantada a fábrica até aos muitos milhões de euros canalizados através do Fundo Social Europeu.

 

Num momento em que os trabalhadores estão prestes a regressar de férias, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP volta a manifestar toda a sua solidariedade e apela à luta contra os despedimentos e pela defesa dos postos de trabalho. Uma luta que trave a deslocalização de parte da produção para o leste europeu e que pressione a administração a trazer outros modelos para Ovar para substituir outros que deixaram de existir. Uma luta que sensibilize igualmente o governo e a autarquia para esta dramática situação.

Sendo este o contributo possível do PCP e particularmente do seu Grupo Parlamentar, não é demais lembrar que só a unidade dos trabalhadores poderá alterar o actual rumo dos acontecimentos. Um rumo que não é fruto do acaso mas sim consequência directa de políticas liberais levadas a cabo nas últimas décadas e com particular devoção pelo actual governo PS.

 

Pode consultar o documento aqui.