A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU, depois de ter visitado recentemente a chamada Praia dos Marretas, situada na localidade do Torrão do Lameiro, freguesia e concelho de Ovar, enviou de imediato um requerimento à Câmara Municipal sugerindo medidas urgentes perante a possível existência de uma catástrofe sem precedentes na nossa região.
Numa faixa com cerca de 500 a 800 metros e num espaço temporal de poucos meses, várias centenas de pinheiros secaram completamente dando lugar a um cenário arrepiante, ao qual ninguém pode ficar indiferente. Refira-se que esta situação, pela sua envergadura e pela sua rápida evolução, não encontra paralelo em nenhum outro ponto da nosso costa. Como refere José Costa, eleito da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, no seu requerimento, são visíveis, por exemplo, na faixa de pinhal entre o Furadouro e Cortegaça, vários pinheiros secos, particularmente junto à praia, possivelmente devido ao avanço do mar e à salinização dos solos. Esta situação do Torrão do Lameiro ultrapassa, contudo, tudo o que é possível imaginar, legitimando suspeitas de uma causa infecciosa e, particularmente, de um possível foco da chamada doença dos pinheiros, que tem arrasado com centenas de hectares de floresta uma pouco por todo o país.
Num momento em poderá estar em perigo um enorme património natural, que ultrapassa largamente as fronteiras do concelho de Ovar, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU, espera sinceramente que sejam tomadas medidas imediatas, com vista ao esclarecimento desta situação, que passem designadamente pela elaboração de um diagnóstico definitivo sobre as causas desta calamidade e pela eventual tomada de medidas de vigilância sanitária. Outra situação que motiva, igualmente, o requerimento da CDU prende-se com a queda dos pinheiros secos, muitos dos quais com grande envergadura e que colocam seriamente em causa a segurança dos muitos utentes daquela praia do concelho de Ovar.
Pode consultar o documento aqui.