foto

Realizou-se no passado sábado a 1ª Assembleia da Organização das Freguesias de Esmoriz e Cortegaça. Sendo estas duas freguesias particularmente difíceis no quadro da acção do Partido, tendo em conta as debilidades orgânicas que perduravam há décadas, a realização desta Assembleia representa um avanço significativo que abre portas ao reforço da organização do Partido assim como da sua influência social e política junto da população e dos trabalhadores.

Durante o primeiro ponto, dedicado à discussão do projecto de resolução política, foi feita uma análise detalhada da situação social e política das duas freguesias que não destoa fundamentalmente do que se passa no resto do país: empobrecimento do aparelho produtivo, fruto da concorrência internacional e da deslocalização do processo produtivo e ataque aos serviço públicos com encerramento de serviços de saúde (serviço de urgência e pediatria do Hospital de Ovar) e fecho de escolas entre outras malfeitorias. Com o conhecimento aprofundado dos camaradas presentes acerca dos mais diversos problemas que afectam as populações, foi possível, com estes contributos, enriquecer de forma substancial o projecto de resolução política, que foi aprovado por unanimidade.

Fixados os objectivos, que passam fundamentalmente por reunir, organizar e intervir mais vezes junto dos trabalhadores e da população, passou-se à eleição da Comissão Inter-Freguesias, composta por 6 camaradas dos quais 3 assumem pela primeira vez tarefas de direcção. Finda a reunião era bem visível o ânimo e a vontade dos camaradas participantes. Com esta Assembleia, o Partido renasce em Esmoriz e Cortegaça com a convicção de que só unidos e organizados será possível dar a volta a isto.