foto

Há tempo demais que a situação da Rua da Escola da Torre se arrasta sem que haja por parte do poder autárquico nenhuma vontade aparente de resolver o problema. Por esta rua, que faz a ligação entre a Escola EB1 da Torre e à Escola Preparatória, passam diariamente dezenas de pessoas, pais e crianças que frequentam aquelas escolas e, designadamente, todas as crianças da escola primária que se deslocam à escola preparatória para aí almoçarem.

Não deixando os seus créditos por mãos alheias, que isto das tradições é mesmo para manter, a Câmara Municipal iniciou a pavimentação da Rua, mas ficou-se apenas pelo lado nascente, deixando a parte mais importante inacabada, precisamente aquela que faz a ligação entre as duas escolas. É neste troço, que mais parece um campo de batalha, que dezenas de crianças entre os seis e os 10 anos utilizam todos os dias, por entre lamaçais e extensas poças de água.

foto

A CDU de Esmoriz, depois de ter visitado o local, vem por este nota apelar à Câmara e à Junta de Freguesia de Esmoriz para esta triste realidade, e para a necessidade urgente de serem tomadas medidas. Apesar de não constar nas opções do plano da Câmara, a CDU de Esmoriz entende que, com poucos meios, é ainda possível intervir no local com dois ou três tractores de saibro, numa solução obviamente provisória, mas que poderia ajudar a passar o inverno para todos aqueles que utilizam a Rua da Escola da Torre. Esta questão não deixará entretanto de ser apresentada formalmente pelo representante da CDU na Assembleia Municipal.