foto

À semelhança do que acontece de forma tristemente regular, à cadência das marés vivas de inverno o mar voltou a fazer das suas, abrindo mais um rombo nas precárias infra-estruturas de defesa da costa da Praia de Esmoriz, colocando igualmente a nu a total inoperância dos governos que têm desgovernado o país ao longo dos últimos 30 anos.

Procurando inteirar-se da situação, Jorge Machado, deputado do PCP na Assembleia da República, deslocou-se hoje de manhã às praias de Esmoriz e Cortegaça onde manteve contactos com as comunidades locais. Na Praia de Esmoriz, onde foi acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia local, o deputado comunista observou de perto as obras de remendo do enrocamento por onde entrou o mar, salientando que toda esta situação não representa infelizmente nenhuma novidade para o Grupo Parlamentar do PCP, que tem apresentado ao longo dos últimos anos bastantes requerimentos sobre a matéria exortando os governos a encontrar soluções sustentáveis e definitivas para este problema.

 

foto

Refira-se que, durante anos a fio, incluindo o corrente, este Grupo Parlamentar tem apresentado propostas de reforço de verbas em sede de PIDDAC para defesa da costa no distrito de Aveiro. Propostas que foram sistematicamente chumbadas pelas respectivas maiorias ora do PS ora do PSD. É caso para perguntar: o que fizeram PS e PSD nos últimos 30 anos para resolver este problema?

Ainda a propósito da Praia de Esmoriz, Jorge Machado comprometeu-se igualmente a apresentar na Assembleia da República um requerimento sobre as negociações entre o INH e a Câmara Municipal de Ovar acerca do prometido Bairro dos Pescadores destinado a alojar grande parte das famílias que vivem hoje sob a ameaça constante do mar.

 

foto

Na segunda parte da visita, a delegação do PCP deslocou-se à vizinha Praia de Cortegaça, onde, longe das câmaras de televisão, o mar continua avançar, ameaçando o parque de campismo local. Não sendo uma situação tão aguda, tendo em conta que, para já, não estão em causa vidas humanas, a verdade é que o mar já causou fortes estragos no esporão, e tem vindo a ganhar metros de costa de tal forma que parte do muro que limita o parque de campismo não resistiu e caiu em plena Praia.

Tendo em conta igualmente a situação alarmante da Praia de Maceda, onde o mar ameaça já o parque de Estacionamento, não restam dúvidas a ninguém: ou há uma inversão total da política ambiental deste governo, ou então caminhamos direitos ao abismo. Esta será seguramente uma ideia central que o deputado Jorge Machado irá defender ao questionar o governo sobre todas estas ocorrências.