Não sendo de agora, os problemas da orla costeira e particularmente a questão da erosão e do avanço do mar assumem ano após ano contornos cada vez mais urgentes que não se compadecem com intervenções pontuais, feitas sempre em situações limite e com as quais o governo tem desbaratado milhões e milhões de euros.
Na sequência da última investida do mar na Praia de Esmoriz, o deputado do PCP Jorge Machado esteve no local acompanhado pelo Presidente da Junta de Freguesia. Na sequência desta visita, Jorge Machado enviou um requerimento ao Governo, cujo conteúdo pode consultar aqui e através do qual questiona o Ministério do Ambiente, do Ordenamento do Território e do Desenvolvimento Regional sobre que medidas de curto e médio prazo pensa aquele ministério tomar face a este problema.
No mesmo requerimento, o deputado comunista questiona igualmente o governo, e particularmente o INH sobre o tão esperado Bairro dos Pescadores da Praia de Esmoriz, que tarda em sair do papel, apesar da Junta de Freguesia ter já disponibilizado os 20 mil metros quadrados necessários. Importa referir que este projecto de habitação social representa uma exigência do ponto de vista social na medida em que se destina ao realojamento de dezenas de famílias que vivem hoje em condições difíceis, mas igualmente uma questão de segurança porquanto estas mesmas famílias coabitam paredes meias com os paredões que vão travando o avanço do mar.
Passado o surto mediático que levou televisões, rádios e jornais à Praia de Esmoriz, e através dos quais ouvimos os habituais compromissos das autoridades competentes, a Comissão Coordenadora de Ovar da CDU espera que este não seja mais um episódios igual a tantos outros até à próxima investida do mar. Até porque a erosão costeira assume hoje proporções que extravasam e muito a Praia de Esmoriz, como é o caso de Cortegaça, mas também do Furadouro onde, na Praia a Norte, algumas esplanadas podem estar já na eminência de ruir caso o mar retirar mais alguns metros de areia.
Pode consultar o requerimento aqui.