Na sequência de outras intervenções visando a preservação do nosso valioso património construído, a CDU esteve, através dos seus eleitos José Sona e Manuel Duarte, na zona dos Pelames, mais particularmente da Travessa dos Pelames, que sofreu recentemente uma importante operação de limpeza por parte da Junta de Freguesia de Ovar.
Ao longo de toda a Travessa dos Pelames, desde o seu início, junto à Av. Francisco Sá Carneiro, até à Fonte dos Pelames, existe um conjunto de moinhos de enorme valor arquitectónico, mas cujo estado se encontra fortemente degradado. Para alem do avançado estado de degradação que decorre de longas décadas de abandono, todos os edifícios se encontram literalmente submersos por todo o tipo de vegetação e lixo.
O abastecimento hídrico dos moinhos era feito através da Ribeira de S. João que desagua no Cáster mesmo junto à Fonte dos Pelames. Ainda hoje é perfeitamente visível o canal para o qual era desviado parte do curso da Ribeira junto à linha de Caminho de Ferro, canal este que contorna o actual campo do Agrupamento de Escuteiros antes de se dirigir para o primeiro da série de moinhos que se sucedem ao longo da Travessa dos Pelames.
O distrito de Aveiro e particularmente o concelho de Ovar possui um conjunto vasto e diversificado de moinhos de água, sendo este uma marca distintiva de outras regiões onde predominam moinhos de vento. Este importante património molinológico representa um elemento fundamental na preservação da nossa memória colectiva e da nossa cultura vareira. A recuperação e conservação destes moinhos tem merecido uma forte atenção da comunidade académica e particularmente da Universidade de Aveiro onde foi recentemente publicado uma obra de vulto sobre esta matéria ("Moinhos do Distrito de Aveiro" do historiador Armando Carvalho Ferreira). Ainda não há muito tempo a CDU reclamou uma intervenção no Moinhos das Luzes que se encontram igualmente em ruínas. De forma realista e consciente das restrições financeiras em que se movem todas as autarquias, a CDU não deixará, na Assembleia Municipal e na Assembleia de Freguesia de Ovar de chamar a atenção da Câmara Municipal de Ovar para a importância do nosso património construído e para a necessidade absoluta da sua preservação.