Comunistas de Ovar reuniram em plenário

Decorreu no passado Sábado dia 7 de Fevereiro um plenário da Organização Concelhia de Ovar do PCP destinado a analisar o balanço da organização relativo ao ano 2008, a debater a situação política e social e finalmente a aprovar o programa de actividades para o ano em curso.

A actual crise económica, que é real, muito embora sirva igualmente de pretexto para muitas empresas aumentarem as taxas de exploração dos trabalhadores, foi naturalmente o tema dominante da discussão. Uma crise que não tem precedentes na história recente quer pela sua duração, quer pela sua dimensão. Mas uma crise que não decorre de uma qualquer conjuntura passageira, ou de qualquer excesso do sistema susceptível de ser corrigido através de uma suposta regulação. Esta crise é, segundo os comunistas, estrutural, e resulta das contradições intrínsecas do sistema capitalista assente na concentração da riqueza nas mãos de alguns à custa da exploração da maioria. O rebentamento de sucessivas bolhas especulativas reflecte assim o esgotamento do crédito que até aqui vinha compensando a perda contínua do poder aquisitivo dos salários dos trabalhadores.

Medidas do PCP de resposta à crise

Só com uma profunda ruptura com a política de direita levada a cabo pelo governo PS será possível inverter a crise que tem levado ao despedimento de milhares de trabalhadores no concelho de Ovar e no resto do país. O PCP tem um vasto conjunto de propostas que foram ainda recentemente apresentadas ao povo português nas conclusões da última reunião do Comité Central do PCP. Procurando contrariar a habitual censura por parte dos grandes órgãos de comunicação social, dezenas de militantes e activistas do PCP estarão na rua durante as próximas semanas esclarecendo e mobilizando os trabalhadores através da campanha nacional "Sim é possível viver melhor!". Terminando a discussão da situação política e social, os plenário decidiu manifestar publicamente a sua total solidariedade e empenho com todos os trabalhadores do concelho vítimas de despedimentos, ou com vencimentos em atraso, com particular destaque para os casos da Aerosoles, da Phillips, da Lusotufo, da Cortebel, da Sebra-ovar, do Centro de Promoção Social (que continuam com metade do subsídio de Natal em atraso), da Toyota , do F. Ramada ou ainda  da Krishov.

Mesa do plenário

Quanto ao plano de actividades para 2009, e tendo em conta o grau de exigência das tarefas que se avizinham onde pontuam os três actos eleitorais marcados para o ano em curso, o Colectivo de Ovar do PCP reitera a importância do reforço e alargamento da CDU como espaço privilegiado para onde se espera que convirjam todos aqueles que, não se conformando com a actual situação do país e do concelho, se mostrem disponíveis para uma efectiva viragem à esquerda do panorama político português. Neste quadro encontra-se já em preparação uma grande iniciativa da CDU marcada para o mês de Abril na qual serão anunciados os cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Ovar. Até lá prossegue a batalha pelo esclarecimento, contra o desânimo e o fatalismo, demonstrando que a alternativa existe e passa necessariamente por uma alteração da correlação de forças favorável à CDU seja no parlamento europeu, seja na Assembleia da República seja nas autarquias locais.