São muitas e diversas as intervenções da CDU acerca do Sargaçal (freguesia de Válega, concelho de Ovar). O Sargaçal representa como a CDU tem afirmado ao longo dos anos, um exemplo flagrante de falta de capacidade de planeamento urbano desta Câmara Municipal. Situado numa zona semi-rural, os prédios do Sargaçal foram nascendo de forma desarticulada, sem qualquer estratégia de urbanização que garantisse um mínimo de qualidade de vida aos seus moradores.
A CDU sempre considerou como positiva a criação de uma nova zona de consolidação urbana que desse condições, designadamente aos mais jovens para adquirir casa. O Sargaçal, pelo espaço envolvente, mas também pela proximidade com o Centro de Ovar, acabaram por atrair centenas de novos moradores que, alguns a residirem ali há mais de 10 anos, clamam hoje muito justamente por um conjunto de equipamentos que a Câmara há muito deveria ter construído. Não existe um parque infantil, os arruamentos estão uma desgraça, os passeios ou não existem ou estão parcialmente destruídos.
Entretanto, depois de anos a fio com promessas sistematicamente adiadas, foi finalmente construída a ligação do saneamento ao colector do SIMRIA que passa ao longo da estrada inter-municipal Ovar-Pardilhó. Perante esta importante obra reinvindicada há muito pela CDU e pelos moradores do Sargaçal, José Costa irá levantar em sede de Assembleia Municipal duas questões da maior importância relativamente a esta matéria:
1) Em primeiro lugar a CDU gostaria de saber se foi feita alguma avaliação do estado da rede de saneamento do Sargaçal. A rede, construída há cerca de 20 anos, nunca foi utilizada, pelo que o seu estado de conservação deve inspirar alguns receios e implicar uma mais que provável intervenção de recuperação.
2) Em segundo lugar, José Costa irá desafiar a Câmara a aceitar uma sugestão da CDU feita há muito a propósito das taxas de ligação à rede cobradas aos munícipes. É sabido que a Câmara, mais uma vez a reboque das propostas da CDU, concedeu um período de redução do custo de ligação ao saneamento e à rede de distribuição de água que decorreu nos últimos meses de 2008. Nesta altura a CDU sugeriu que este período de redução em 50% dos custos de ligação fosse extensível a todas as localidades onde fosse instalada a rede de saneamento, por um período de 6 meses, introduzindo desta forma uma medida da mais elementar justiça.
Desta forma a CDU desafia a Câmara de Ovar a aplicar esta redução na taxa de ligação à rede de saneamento a todos os moradores do Sargaçal, a partir do momento em que a rede se encontrar operacional, dando ao fim ao cabo as mesmas condições que outros beneficiaram durante o último período de redução.