João Ferreira, eurodeputado do PCP

Enquadrado numa deslocação ao distrito de Aveiro realizada pelos deputados do PCP no Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, decorreu este sábado uma visita a convite da ALDA, Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro, à localidade da Marinha, freguesia e concelho de Ovar onde João Ferreira contactou com a população, constituída maioritariamente por agricultores.

Cheias na Marinha

Com a memória ainda bem fresca das cheias que submergiram a Marinha em Fevereiro último, grande parte do encontro incidiu sobre este problema que continua por resolver. Apesar das diversas diligências levadas a cabo pelos moradores, com o apoio da ALDA, a verdade é que nada foi feito. Fruto das obras de desassoreamento do Porto de Aveiro, que aumentam cada vez mais a comunicação entre a Ria e o mar, as águas continuam a invadir regularmente os campos agrícolas, chegando igualmente às casas e às vacarias nas marés de maior coeficiente. Perante o deputado João Ferreira que protagonizou a iniciativa e que depois de visitar o local promoveu um encontro com os agricultores na sede do Rancho Folclórico “Os Moliceiros”, foi colocada como central esta necessidade urgente de serem tomadas medidas de reforço dos diques e motas num momento em que se preparam as sementeiras da primavera.

João Ferreira na sede do Rancho Folcórico "Os Moliceiros"Aproveitando o encontro, outras questões forma levantadas relacionadas com a produção leiteira e as reformas da Politica Agrícola Comum (PAC) onde foram dadas mais um conjunto de machadas que irão fragilizar ainda mais a produção nacional. Com efeito, e com o apoio de PS, PSD e CDS, que tanto dizem apoiar os agricultores, foi já decretado o fim das quotas leiteiras até 2013. Isto significa que a partir de 2013, Portugal perde mais um instrumento de defesa da sua produção nacional, abrindo-se ainda mais a porta à invasão de produtos estrangeiros oriundos da grande indústria agro-alimentar europeia.

A participar em toda a visita esteve igualmente o representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, Miguel Viegas. Ao intervir no encontro, Miguel Viegas exortou todos os presentes a participar na próxima Assembleia Municipal de Ovar da próxima quinta-feira dia 22. A situação é grave: por um lado a Câmara demite-se perante a necessidade de intervir na questão da protecção dos terrenos e do reforço das barreiras de retenção, “empurrando” a responsabilidade para o Polis, e por outro, a Polis afirma na resposta ao requerimento apresentado pelo PCP na sequência das últimas cheias de Fevereiro, que não planeia nenhuma intervenção para aquele local. Posto isto naturalmente que a população da Marinha tem de fazer-se ouvir e exigir dos poderes públicos um intervenção urgente que permita aos agricultores fazer as suas sementeiras na certeza de que as mesmas não sejam destruídas pelas próximas cheias. A bem das populações e da produção nacional.

João Ferreira na Marinha