Câmara deixa jardins ao mais completo abandono

Há já vários anos que a Câmara Municipal de Ovar assumiu a responsabilidade pela manutenção dos espaços verdes da Habitovar através de um protocolo assinado com a Direcção da Cooperativa. Desde então, e apesar do citado protocolo, os mesmos espaços têm-se degradado a olhos vistos e só não se encontra pior devido ao trabalho do jardineiro que a Direcção da Habitovar optou por manter, e que tem procurado remediar a situação.

 

Câmara deixa jardins ao mais completo abandonoAo herdar a gestão dos espaços verdes da Habitovar, que passaram para o domínio público, a Câmara herdou ao mesmo tempo todo um sistema coerente de rega, incluindo, para além da rede de água e respectivos aspersores, quatro furos e respectivas bombas. Este sistema, por incúria da Câmara Municipal de Ovar, encontra-se hoje completamente degradado. A maioria dos furos encontram-se desactivados. Parte dos poucos aspersores que ainda funcionam estão avariados ou mal direccionados inundando a estrada. Os restantes que se foram avariando ao longo dos anos estão hoje na sua maior parte tapados com tacos de madeira.

Fruto desta gritante falta de manutenção, a generalidade das áreas verdes da Habitovar encontram num estado quase desértico, e aquela que constituía em tempos uma das mais aprazíveis zonas da cidade apresenta hoje um aspecto semi-árido apesar das muitas reclamações dos moradores e da Direcção da Cooperativa que a Câmara tem vindo a ignorar olimpicamente.

 

Caixa de esgoto na Rua Almada NegreirosUma segunda questão tem a ver com a rede de saneamento também da Habitovar, mais particularmente com a rua Almada Negreiros. Trata-se de uma situação que já mereceu várias reclamações por escrito, mas que não surtiram infelizmente qualquer efeito. Por qualquer entupimento da rede, existe uma caixa onde os esgotos de acumulam frequentemente, vertendo para a superfície (ver foto à esquerda), com todas as nefastas consequências insalubres que daí advêm (cheiro, insectos etc).

 

Perante esta situação, Miguel Viegas, representante do PCP na Assembleia Municipal de Ovar, enviou já um requerimento à Câmara reclamando outra atenção para esta parte nobre da cidade. Impõe-se, de acordo com o requerimento, tirar partido da infra-estrutura existente ainda passível de recuperação. Há que realizar uma inspecção ao conjunto da rede de distribuição e a cada uma dos aspersores. O eleito comunista menciona igualmente a necessidade de repor o sistema de rega automática que chegou a funcionar recentemente em algumas zonas da Habitovar. Importa também desassorear os furos e recuperar as bombas entretanto avariadas. Também a questão do saneamento da Rua Almada Negreiros encontra-se mencionada no requerimento, relativamente à qual Miguel Viegas apela a uma solução célere considerando esta como uma questão de saúde pública.

Pode consultar o requerimento aqui.

Espaços outrora verdes, devido à falta de manutenção da Câmara