A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU apresenta-se mais uma vez às eleições autárquicas, concorrendo a todos os órgãos e a todas as freguesias do Concelho.
Numa altura em que as listas estão praticamente completas regista-se um excelente ambiente existente no seio deste grande espaço de cidadania democrática que representa a CDU, com uma significativa adesão de novos elementos, jovens, menos jovens, mulheres e homens dispostos a dar a cara por esta candidatura.
Nesta paisagem magnífica, a CDU apresenta hoje os seus cabeças de lista aos órgãos municipais e a cada uma das oito freguesias do Concelho. Passamos a citar os cabeças de lista:
Câmara Municipal de Ovar: Miguel Viegas
Assembleia Municipal de Ovar: José Pereira da Costa
Assembleia de Freguesia de Ovar: Manuel Duarte
Assembleia de Freguesia de S. João: Américo Lima Rodrigues
Assembleia de Freguesia de Esmoriz: Albino Almeida Silva
Assembleia de Freguesia de Cortegaça: Adão Pinto
Assembleia de Freguesia de Maceda: José Pereira da Costa
Assembleia de Freguesia de Arada: Ana Isabel Valente Silva
Assembleia de Freguesia de Válega: Manuel Costa
Assembleia de Freguesia de S. Vicente Pereira: Fernanda Oliveira
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU opta, assim, por reconduzir as mesmas pessoas que encabeçaram as listas há quatro em anos em 3 das freguesias, Esmoriz, Maceda, S. V. Pereira, apostando em novas figuras nas outras 5: Cortegaça, Arada, S. João, Ovar e Válega. Sublinhe-se que os 5 activistas que participaram nestas freguesias continuam a ser candidatos da CDU.
Quanto ao programa, em fase de elaboração, a CDU está em condições de avançar desde já com 10 medidas, que julgamos prioritárias e que passarão a estar no topo da agenda dos candidatos que vierem a ser eleitos.
1 - Habitação Social: a CDU compromete-se desde já a tudo fazer para que o direito universal a uma habitação condigna seja uma realidade em Ovar. A resolução dos problemas habitacionais na Praia de Esmoriz, Praia de Cortegaça, Bairro de S. José e Bairro da Alcapedrinha serão para a CDU a prioridade das prioridades.
No capítulo da habitação propomos também a criação de fortes incentivos à recuperação de casas degradas no centro histórico da cidade evitando assim a sua desertificação.
2 - Saneamento: a CDU compromete-se igualmente a concluir a rede de saneamento básico, que cobre menos de metade da população vareira. Paralelamente a CDU compromete-se a baixar significativamente as taxas de ligação à rede de água e saneamento, visando no final do mandato uma taxa de cobertura e de ligação superior e 80%.
3 - Construção do Parque Municipal do Desporto, incluindo a pista de atletismo e a Casa Municipal do Desporto, que servirá de ponto de encontro entre toda a comunidade desportiva de Ovar.
4 - Uma verdadeira aposta no Transporte Público, alargando a oferta no tempo e no espaço e articulando-a com o transporte ferroviário. A CDU defenderá a existência de uma carreira gratuita fazendo a ligação entre o centro de Ovar e a Praia do Furadouro a funcionar durante toda a época balnear.
5 - A CDU compromete-se a recuperar os cais da Ria (cais da Pedro, Ribeira, Tijosa, Puchadouro), por forma a reconciliar a população vareira com a sua Ria, promovendo simultaneamente a recuperação de embarcações tradicionais e a realização de passeios eco-turísticos.
6 - A CDU compromete-se em criar a Área de Paisagem Protegida da Foz do Rio Cáster e a tudo fazer para que o governo dê luz verde ao nosso Projecto de Criação da Reserva Natural da Barrinha de Esmoriz.
7 - A CDU defende também uma nova política para a juventude. Propomos a realização anual de uma semana da juventude, com actividades diversas de carácter lúdico desportivo e cultural, assim como a construção de uma casa da Juventude na qual os jovens possam desenvolver de forma autónoma as suas actividades.
8 - A CDU, propõe-se construir uma rede municipal de ciclovias ligando as várias praias do concelho e cada uma delas ao respectivo núcleo urbano.
9 - Tendo em conta a importância do Carnaval, designadamente nos seus vários aspectos lúdicos, culturais e socioeconómicos, a CDU assume desde já a avançar com a construção da aldeia do Carnaval, independentemente da existência de financiadores externos.
10 - Caso seja eleita, a CDU começará imediatamente a trabalhar num novo Plano de Desenvolvimento Estratégico para o concelho de Ovar, esgotado que está o modelo das grandes multinacionais, que chegaram a empregar milhares de trabalhadores, hoje desempregados ou em vias disso. Um Plano que aposte na diversificação do tecido produtivo e que tenha em conta a importância das nossas actividades tradicionais ligadas à pesca e à agricultura, sem deixar de apostar fortemente da actividade turística, que, actualmente, representa apenas cerca de 1% da riqueza criada no nosso Concelho.
Ovar, Cais da Tijosa, 16 de Julho de 2005
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU