FapralPassados apenas alguns dias sobre a visita da Ministra do Trabalho ao distrito de Aveiro, em particular ao concelho de Ovar, numa acção que não pode deixar de ser interpretada como de carácter pré-eleitoral, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP vem através desta nota denunciar mais um caso de incumprimento salarial que, mais uma vez, coloca a nu a completa falência da política deste governo, sempre tão lesto em dar a mão à banca e aos grandes grupos económicos, mas sempre ausente ou inoperante quando se trata de micro ou pequenas empresas. E quem invariavelmente paga as favas são os trabalhadores, que não podem viver senão com a venda da sua força de trabalho.

É o caso dos trabalhadores da Fapral, em S. João de Ovar, que se encontram, neste momento, sem receber o seu ordenado desde Fevereiro. A fábrica emprega algumas dezenas de trabalhadores, entre pessoal fabril e administrativo e dedica-se principalmente, desde a sua fundação nos anos sessenta, ao fabrico de tubos de polietileno e pvc.

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP entende que não há saída da crise que não passe pela defesa e reforço do aparelho produtivo nacional, como condição indispensável para corrigir o nosso défice externo e aliviar o nosso endividamento. Neste sentido, esta situação particular da Fapral não augura nada de bom para o concelho nem para os trabalhadores envolvidos.

Perante esta situação, a Comissão Concelhia de Ovar do PCP manifesta a todos os trabalhadores da Fapral todo o seu apoio e solidariedade, comprometendo-se a acompanhar este caso e exortando todas as partes envolvidas, incluindo tanto o governo como a autarquia, a procurar um solução sustentável para esta situação, evitando sacrificar mais uma vez o elo mais fraco, que são quase sempre os trabalhadores.

Ovar 10 de Abril de 2011

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP