foto

São notórias as inúmeras crateras que vão surgindo em diversos pontos da nossa floresta e que decorrem, na maior parte dos casos, de extracções de areias feitas de forma ilegal. Alertado por populares, José Costa, representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar deslocou-se no passado fim-de-semana ao Sargaçal (Válega) para verificar no terreno a existência de mais um caso.

Desta forma, de acordo com o que foi possível observar, estão neste momento a serem extraídas centenas de toneladas de areias em plena floresta, a cerca de 200 metros da capela do Cruzeiro da Virgem, sem que seja visível alguma indicação sobre a existência de licenciamento por parte da Câmara.

Perante esta situação, José Costa dirigiu de imediato um requerimento à Câmara Municipal no sentido de saber da legalidade de tal operação e, em caso de resposta afirmativa, quais os termos em que o licenciamento foi atribuído e quais os critérios que estiveram na sua base.

Há muito que a CDU tem vindo a denunciar a extracção anárquica de areias, feita muitas vezes à revelia de qualquer licenciamento. Há cerca de dois anos apenas existiam dois licenciamentos no concelho de Ovar, o que dá a real dimensão do problema. Outra questão levantada tem sido a necessidade de verificar os entulhos que servem depois para tapar as crateras, que podem representar um perigo real de contaminação dos lençóis freáticos.

Pode consultar o documento aqui.