Preocupado com as notícias que vieram a público sobre a existência de propostas para retirar a classificação de praia urbana à Praia de Cortegaça, no âmbito da revisão do POOC (Plano de Ordenamento da Orla Costeira), o PCP esteve em Cortegaça numa acção de esclarecimento junto da população. Nos contactos efectuados o sentimento foi unânime: exige-se saber sem qualquer demora as reais intenções da Administração Hidrográfica do Centro (dependente do Governo) para praia de Cortegaça.
Para os cortegacenses, a praia é não só um ponto turístico essencial à economia zonal, nomeadamente na restauração, hotelaria e campismo, mas também ponto de lazer para a população, do qual não tem nem quer ser privada. A retirada de classificação de praia urbana, os apoios de praia e os nadadores salvadores são um retrocesso absolutamente inaceitável e absurdo a que a população deixou bem claro que não se sujeitará.
Nesse sentido, impõe-se uma reunião extraordinária da Assembleia de Freguesia de Cortegaça que esclareça um tema do maior interesse para o futuro da freguesia, e onde se disponibilize informação adicional à população que permita tomar as medidas adequadas. Neste sentido, o deputado municipal do PCP, Miguel Viegas, requereu também ao Executivo Municipal o relatório referente à 2ª fase de revisão do POOC Ovar-Marinha Grande.
O PCP tudo fará para esclarecer a população pelos meios que tiver ao seu alcance, mas insta a que esta pressione a autarquia e o Governo a prestar os esclarecimentos a que, pela força da Lei, tem direito. Num momento em que o governo PSD/CDS-PP faz da democracia um regabofe, decidindo sistematicamente nas costas do povo, contra o seu interesse, ignorando-o ostensivamente, torna-se cada vez mais imperativa a atitude atenta, activa e combativa das populações na defesa das suas valências.
Documento distribuído