A CDU percorre as ruas da Freguesia de Cortegaça

Esta segunda-feira a CDU esteve em força na freguesia de Cortegaça, contactando a população e distribuindo o seu documento de campanha. Um documento que enumera as principais linhas programáticas para a freguesia, bem como a sua lista de candidatos, encabeçada por Fernando Fardilha. Na acção estiveram também presentes os seus candidatos aos órgãos municipais: Dinis Silveira e Miguel Jeri.

Para a CDU, antes de mais, é extremamente preocupante e urgente a resolução da habitação social Bairro do SAAL/Praia. É totalmente inadmissível que em pleno séc. XXI haja gente a viver naquelas condições. Promoverá ainda a requalificação das habitações sociais degradadas.

No campo da saúde, a CDU defende a implementação de uma consulta semanal de dentista e promlutar pelo aumento do número de profissionais de saúde na Extensão de Saúde.

No que respeita à mobilidade, urge a colocação de placas informativas dos horários e dos trajectos das carreiras; a requalificação das ruas da Vila e respectiva sinalização; a construção de um parque de estacionamento automóvel na Rua Manuel A. Fardilha, bem como pugnar pela abertura de uma estrada nova que ligue a A29 à Zona Industrial (ZI) e à Praia de Cortegaça. Estas intervenções, ao mesmo tempo que melhorariam a acessibilidade à ZI, teriam um efeito positivo na promoção do comércio e do turismo.

Sendo certo que os candidatos da CDU acompanham de muito perto os graves problemas sociais que emergem um pouco por todo o lado, fruto das políticas governamentais, existem problemas específicos da nossa terra a que importa dar atenção, especialmente na população idosa. Assim, propõe-se um levantamento criterioso das condições de vida da população idosa.

Exigir-se-á ainda à Câmara Municipal a construção de um espaço polidesportivo de acesso universal, o desporto e a cultura serão promovidos com animadores culturais e desportivos. Será criada a Semana da Arte Xávega organizada com a participação dos pescadores.

Com a CDU na Junta de Freguesia, as questões ambientais serão valorizadas. Proceder-se-á à limpeza periódica do Rio da Zefinha, será criado um corredor de limitação e segurança na nossa floresta (prevenindo o risco de incêndio), serão criados mais contentores e ecopontos equitativamente distribuídos e a educação ambiental será promovida, em especial junto da juventude. A Praia de Cortegaça será equipada com sanitários e a limpeza de ruas, passeios e valetas será feita de forma mais eficiente durante todo o ano.

A população terá ainda na Junta um poderoso aliado na luta pelo saneamento básico em toda a freguesia e pela consolidação da orla marítima, junto das entidades responsáveis.

A CDU tem projecto e uma equipa de gente da terra, competente e motivada para assumir os destinos de Cortegaça. Tem, além disso, um vasto património de intervenção pautado pelo trabalho, honestidade e coerência que lhe são reconhecidos. Mas tem, acima de tudo, um património de luta contra as políticas anti-sociais deste governo que têm vindo a destruir a vida de milhares de famílias, a privá-las de direitos, serviços e equipamentos e, convém lembrar, a asfixiar financeiramente as freguesias. Os partidos que têm estado nos governos são os mesmos que a CDU defronta nestas eleições. Por estas razões e por muitas mais é tempo de votar diferente, é tempo de votar CDU!

Documento Eleitoral da CDU para a Freguesia de Cortegaça

Também disponível aqui.