A CDU conseguiu, este domingo, uma importante vitória eleitoral em todo o país, obtendo maioria em 34 câmaras municipais, aumentando a sua votação em termos absolutos e percentuais e aumentando o número de eleitos nas câmaras e assembleias municipais. Destaca-se das outras grandes forças políticas por ter sido a única que aumentou a sua votação a nível nacional. O povo português tem razões para sentir confiança renovada de que sim, é possível um Poder Local de esquerda, e de que sim, é possível às forças progressistas avançar e vencer.
No concelho de Ovar, a CDU reforçou também a votação. Assim, na Câmara Municipal a CDU aumentou de 1373 votos (4,86%) em 2009 para 1535 votos (6,01%) e na Assembleia Municipal aumentou de 1619 votos (5,73%) em 2009 para 1788 votos (7,01%).
Relativamente às freguesias, a CDU reforçou a sua votação na União de Freguesias, onde manteve o eleito; em Cortegaça, onde duplicou o número de votos, e em Esmoriz, comparando com as eleições intercalares. Manteve sensivelmente a mesma votação em Válega e em Maceda, tendo ficado a apenas 24 votos de eleger nesta freguesia.
Assim, embora tenha cumprido os objectivos de aumentar a sua votação, e de passar para terceira força política nos órgãos municipais e em muitas freguesias, este aumento não foi suficiente para alargar o número de mandatos. Mantém assim um eleito na Assembleia Municipal, Miguel Jeri, e um eleito na Assembleia da União de Freguesias de Ovar, S. João, Arada e S. Vicente Pereira Jusã, Manuel Duarte.
A CDU não pode deixar de assinalar a bipolarização do voto entre PS e PSD, numa campanha marcada por ataques pessoais de ética duvidosa, pelo vira-casaquismo, e por gastos de campanha astronómicos e inéditos no nosso concelho, que em nada dignificaram a campanha. A vitória do PSD cria evidentemente dificuldades acrescidas na luta pelos interesses da população e do concelho, que serão acentuadas no actual quadro de governação nacional PSD/CDS.
A Comissão Coordenadora de Ovar da CDU envia uma enorme saudação a todos os candidatos, os activistas e militantes do PCP, do PEV, da juventude CDU e independentes que deram o melhor do seu tempo e das suas energias para o projecto autárquico da CDU.
Os seus eleitos tudo farão para corresponder à confiança depositada, assumindo a responsabilidade de manter um contacto permanente com a população e a de defender firmemente os legítimos interesses do concelho e das suas gentes. Podem contar com a CDU!