O PCP apresentará, na Assembleia Municipal de hoje, uma moção no sentido de exigir ao governo que anule a decisão de encerramento da Escola Oliveira Lopes, exortando, ao mesmo tempo, a Câmara a avançar com as necessárias obras de requalificação. A luta da população tem sido extremamente positiva, na opinião do PCP, para pressionar o poder político contra o encerramento administrativo de Escolas por todo o país sem auscultar populações e sem ter em conta as dinâmicas e necessidades específicas de cada caso. Deste processo de luta destaca-se o exemplo de Estarreja, em cuja Assembleia Municipal foi apresentada uma moção visando impedir o encerramento das suas escolas e cuja aprovação não foi alheia à pressão reivindicativa da população.
Neste quadro, o PCP tem apelado à população a estar presente quer na reunião da Assembleia Municipal de Ovar de dia 21, quer na reunião da Assembleia de Freguesia de Válega de dia 23, onde esta matéria será alvo de discussão.
O PCP apresentará ainda uma moção no sentido de posicionar o município contra a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), no dia em que a Câmara Municipal de Ovar se propõe a vender a totalidade do seu capital social na ERSUC.
Por fim, os comunistas apresentarão ainda uma moção no sentido de exortar o Governo a avançar com as obras de defesa da Marinha, há muito prometidas e cujo incumprimento tem permitido, ano após ano, a invasão das águas salgadas com avultados prejuízos para os agricultores.