Um dia depois da divulgação pública da lista da CDU para as próximas eleições legislativas, Miguel Viegas, cabeça de lista pelo distrito de Aveiro, esteve em contacto com os trabalhadores, no âmbito da acção nacional contra a intervenção externa do FMI, promovida pelo PCP.
Sob o lema “Basta de Roubo, FMI fora de Portugal”, milhares de documentos foram distribuídos em diversas empresas do concelho de Ovar, denunciando as políticas de sucessivos governos, que levaram o país a esta situação e que agora o querem colocar na completa dependência e submissão ante as instituições europeias e internacionais.
No entanto, como o PCP demonstrou, havia e há alternativas a essa política de desastre, que passam pela renegociação da dívida, pela diversificação das fontes de financiamento e pela renegociação das parcerias público privadas.
Sem esquecer que a questão de fundo continua a residir no aparelho produtivo e na necessidade de, através deste, relançar o crescimento em bases sólidas, o que implica recuperar para as mãos do Estado sectores estratégicos fundamentais (banca, seguros, energia e transportes).
Em conclusão, a situação do país exige uma ruptura com a política de direita, praticada há mais de 35 anos consecutivos pelos sucessivos governos, que abra caminho a uma mudança na vida nacional, a uma política patriótica e de esquerda, que responda à actual situação, com aumentos dos salários, reformas e pensões, combate à precariedade e ao desemprego e a uma ampla reforma fiscal, tributando adequadamente os grupos económicos.
Uma politica que aposte na produção nacional , com mais investimento público, controlo pelo Estado dos sectores estratégicos da economia, na defesa da soberania, da democracia e da independência nacional.
Ovar 20 de Abril de 2011
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP