Miguel Viegas, cabeça de lista da CDU às próximas eleições legislativas pelo distrito de Aveiro, eleito na Assembleia Municipal de Ovar, esteve hoje de manhã a jogar em casa, numa entusiástica acção de campanha no mercado local, na qual participaram também as candidatas Andreia Araújo e Rosa Gadanho.
Na arruada, que percorreu a totalidade do mercado, foi possível manter contactos com dezenas de utentes e vendedores, enriquecendo a iniciativa e demonstrando que o povo está ávido de informação.
Confrontada com uma avalanche ideológica, que procura fazer querer à generalidade das pessoas que há não alternativas às imposições da troika, a grande mensagem da CDU passa muito pela afirmação do seu projecto alternativo. Um projecto válido, patriótico e de esquerda, não ao serviço de meia dúzia de grandes grupos económicos e financeiros, mas antes ao serviço do país e da maioria dos portugueses.
Denominador comum entre comerciantes e fregueses, repetido em todas as conversas, foi a falta de poder de compra da generalidade das pessoas. A quebra dos salários reais não de agora. São já décadas, ao longo das quais os sucessivos governos apelam aos “necessários sacrifícios” dos portugueses, em nome de uma retoma que nunca mais vem.
Ao mesmo tempo que o povo aperta o cinto, crescem as grandes fortunas. A proporção dos salários no rendimento nacional, que chegou a ser de 60% em 1975, está hoje nos 40%.
Há que parar com esta roubalheira, valorizando os salários dos trabalhadores, que são precisamente aqueles que mais contribuem para a criação de riqueza. Mas isto só será possível com um grande resultado da CDU no próximo dia 5 de Junho.
Ovar 21 de Maio de 2011
A Comissão Concelhia de Ovar do PCP