A CDU avança com toda a confiança. Apoiada num imenso colectivo de activistas, a CDU desdobra-se em iniciativas contactando com milhares e milhares de pessoas nos mais diversos pontos da região. Distribuindo documentos, interpelando pessoas, divulgando os seus candidatos e as suas propostas, assim se vai construindo uma campanha séria e honesta, sem demagogia, apostando na proximidade com as pessoas mas também na inteligência do eleitorado.
Sexta-feira 11 de Setembro: CDU na Festa do Leitão em Águeda
Os candidatos da CDU às eleições autárquicas de Águeda reuniram-se na passada sexta-feira (11 de Setembro) num espaço gastronómico do recinto onde se realizou a 16ª Festa do Leitão à Bairrada, para um encontro de trabalho. Como convidado encontrava-se Miguel Viegas, primeiro candidato pelo distrito de Aveiro à Assembleia da República.
Para além dos candidatos à presidência da Câmara Municipal, Nelson Leal, e à Assembleia Municipal, António Ferreira, também participaram neste jantar-trabalho Júlio Balreira, Carlos Rodrigues, Francisco Simões e diversos candidatos às Assembleias de Freguesia. Neste encontro, foi manifestada uma grande confiança nos resultados das próximas eleições tendo em conta diversos factores como a degradação da vida política nacional e a ausência de alternativas por parte da direita e a necessidade de outras soluções, com novas ideias e novas caras, para os problemas que afectam o desenvolvimento do concelho, só possíveis com a participação da CDU. No fim do encontro, a delegação visitou a Mostra de Artesanato e Gastronomia e os stands dedicados às Freguesias.
Sábado de manhã, 12 de Setembro: CDU presente em Vagos (mercado municipal), feira da Palhaça, feira da Mealhada, Lourosa, Espinho, Anta (concelho de Espinho) e Vila Chã.
Cientes de que tudo na CDU tem de ser conquistado a pulso, o dia começou cedo às 8 horas da manhã no centro de Vagos, onde a comitiva composta, entre outros activistas, pelos candidatos Manuel Domingos e Alexandre Loft, respectivamente à Câmara e Assembleia Municipal, aguardava os candidatos à Assembleia da República, Miguel Viegas e Andreia Araújo.
Depois de contactar com a população local, primeiro no centro urbano e depois no Mercado Municipal, a comitiva seguiria para a Mealhada onde os esperavam vários candidatos à autarquia local, designadamente o cabeça de lista à Câmara Municipal, José Cadete Joaquim. À semelhança do que tem acontecido em praticamente todas as acções de campanha da CDU o clima é de revolta contra a actual situação e a convicção profunda da necessidade de alterações profundas nas actuais políticas. É neste quadro que os activistas da CDU divulgam as suas propostas e os seus candidatos. Propostas de ruptura com estas políticas de direita que só favorecem os grande tubarões da banca e dos grandes grupos económicos nacionais e estrangeiros. A CDU precisa de mais deputados na Assembleia da República para dar a volta a esta situação.
À mesma hora, outros candidatos, designadamente Albino Silva e António Pereira, acompanhados entre outros por Carlos Gonçalves membro da Comissão Politica do PCP, desdobravam-se em contactos na Feira da Palhaça. A campanha é curta e há milhares de homens e mulheres a contactar que desconhecem as propostas da CDU que são sistematicamente omitidas ou deturpadas pelos grandes órgãos de comunicação nacionais. Albino Silva, dirigente da ALDA, Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro, conhece como ninguém os meandros na nossa agricultura e sofre na pele as agruras de uma política agrícola que arruinou grande parte das nossas explorações e continua a esmagar aqueles que ainda resistem. A CDU luta por um Portugal soberano e ai do país que não consegue alimentar o seu povo. Estava dado o mote para mais uma conversa.
Mais a norte, em Vila Chã, concelho de Vale de Cambra, outros activistas com a presença de Jorge Fernandes, cabeça de lista à freguesia local, aproveitam a manhã para realizar contactos com a população. As eleições autárquicas são a 11 de Outubro, mas antes teremos as legislativas. Nada de confusões alerta o candidato, isto está tudo ligado! A CDU concorre às duas eleições com o mesmo projecto e os mesmos princípios e valores. Por isso não pode haver hesitações camarada, vota CDU no dia 27 e depois novamente no dia 11!
Finalmente, mais três iniciativas: em Lourosa é a vez de Antero Resende, do Partido Ecologista “Os Verdes” e candidato da CDU à Assembleia da República, acompanhados por vários activistas e “varrer” o mercado de Lourosa, distribuindo o documento e apelando ao voto responsável que não trai.
Em Espinho a candidatura CDU - representada por Fausto Neves, professor universitário na Universidade de Aveiro - andou pelas freguesias de Espinho e Anta onde contactou igualmente com centenas de populares.
Sábado de Tarde, 12 de Setembro: Miguel Viegas e António José Macedo na Apresentação da Lista à freguesia de Ovar
Depois de algumas horas de repouso, a campanha retoma o seu curso, desta vez dando uma “mãozinha” aos candidatos à freguesia de Ovar. Num conhecido café junto à estação de Ovar, foi apresentada a lista completa à Assembleia de Freguesia, num ambiente de grande confiança e determinação. Com plena consciência do bom trabalho realizado ao longo destes quatro anos pelos eleitos Manuel Duarte e José Sona, a CDU reclama um aumento significativo da sua votação, assegurando a reeleição da mesma dupla vencedora acrescida de mais um eleito, nesta caso a terceira, Cristina Alçada. Mas para isso, segunda as palavras de Miguel Viegas é necessário um bom resultado nas legislativas, que não deixará de servir de impulso para a campanha autárquicas.
Sábado de Noite, 12 de Setembro: Miguel Viegas nas Festas do Mar no Furadouro e Lúcia Gomes na Feira em contacto com a juventude.
As tradicionais Festas do Mar no Furadouro em honra do Senhor e Senhora da Piedade representaram a etapa seguinte do candidato Miguel Viegas acompanhado por uma vasta e dinâmica equipa da Juventude CDU. Mais uma vez foram milhares os visitantes, representando mais uma valiosa oportunidade para fazer contactos e distribuir documentos. À falta de uma televisão honesta, democrática e verdadeiramente pluralista, ficam estas iniciativas através das quais a CDU dá a cara, mostra os seus candidatos e o seu programa.
Mais a norte, no concelho de Santa Maria da Feira, é Lúcia Gomes e Antero Resende que percorrem o centro da cidade onde procuram o contacto com a juventude. Numa arruada que se prolongou por várias horas, muitos foram os jovens contactados e muitas foram os motivos de diálogo sobre a situação social e política.