br ar    v a l v

PCP reúne com Comissão de Melhoramentos "Herada" - em defesa da reposição das freguesias PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Concelhia de Ovar do PCP   
Sexta, 16 Novembro 2018 00:00


Reposicao Arada

No dia 8 de Novembro uma delegação da Comissão Concelhia de Ovar do PCP reuniu com a comissão de melhoramentos “Herada”, sita na freguesia de Arada. Esta reunião surgiu na sequência de um pedido efectuado por esta Instituição, para expor a sua dinâmica e preocupações com o futuro da Freguesia.

No encontro foi possível perceber o âmbito de atuação desta Comissão, em prol de Arada, bem como as suas preocupações, nomeadamente as ações desenvolvidas para tentar reverter a extinção da freguesia de Arada, concretizada pelo anterior governo PSD/CDS contra a vontade expressa das populações. Esta Comissão não se resigna na sua luta, tendo desenvolvido contactos e elaborado manifestos no sentido de reverter aquela "reforma administrativa", devolvendo a freguesia e a sua autonomia à população de Arada. Esta Comissão tem procurado apoio político, também a nível local, para continuar a sua luta.

Sobre esta questão, a delegação do PCP expôs a posição deste Partido, que desde sempre se opôs a esta reforma administrativa, revelando respeito pelas populações e valorização do Poder Local Democrático. Ao contrário de outros partidos, que afirmam uma coisa localmente para logo fazer o seu exacto contrário no governo ou Assembleia da República, o PCP não se contradiz e distingue-se pela sua coerência.

Foi ainda reforçado que, inclusivamente, já nesta legislatura do Governo do PS, foi o PCP que apresentou um Projeto de Lei visando a reposição das freguesias extintas, naquelas onde as populações assim o desejassem, e que este projecto teve os votos contra do PS, do CDS e do PSD - tendo este último apresentado um moção demagógica numa recente Assembleia Municipal numa desastrada tentativa de branqueamento da sua própria política.

O PCP manterá em todas as frentes a sua luta pela reposição das freguesias roubadas e pela valorização do Poder Local Democrático.

Ovar, 16 de Novembro de 2018

A Comissão Concelhia de Ovar do PCP