
A  Comissão Concelhia de Ovar do PCP realizou, na passada sexta-feira, dia  28 de Novembro, no Auditório da Junta de Freguesia de Ovar, um debate   subordinado ao tema “Defender a Escola Pública”. Perante um auditório  repleto o debate foi moderado pela professora Manuela Mourão, da  Comissão Concelhia de Ovar do PCP, e iniciou-se com três intervenções da  mesa: Renata Costa, da Comissão Política da Direcção Nacional da JCP,  Francisco Gonçalves, do executivo da DORAV do PCP e Diana Ferreira,  deputada do PCP à Assembleia da República.
Renata Costa referenciou alguns dos problemas hoje sentidos pelos jovens, destacando a injustiça de uma avaliação centrada em exames, a falta de condições materiais de algumas escolas, o claro défice democrático existente na gestão escolar e o aumento contínuo dos custos para os alunos e demais constrangimentos que colocam em causa o cumprimento da Escola de Abril.

Francisco  Gonçalves centrou a sua intervenção na defesa da Escola Pública (e nos  ganhos por ela trazidos desde 1974), consagrada na Constituição da  República e na Lei de Bases do Sistema Educativo e que, particularmente  na última década, tem sido claramente posta em causa, estando-se hoje a  regressar à escola classista do fascismo, por via do crescimento de vias desqualificantes de formação e ocupação dos alunos, da propagação dos exames e de uma prática pedagógica centrada no treino para exames, da concentração escolar e da desresponsabilização do Estado, em matérias como os concursos e a municipalização.
Diana Ferreira sublinhou os perigos que pairam sobre a Escola Pública e a importância da intervenção do PCP e dos seus militantes em sua defesa, por uma escola que combata a  reprodução social e que tenha como perspectiva a formação integral do  indivíduo. Apresentou ainda as iniciativas que o PCP tem desenvolvido na Assembleia da República e que vão desde questionamentos vários sobre problemas concretos  levantados pelas organizações do Partido ou por cidadãos até à  apresentação de projectos de lei sobre as mais variadas matérias,  manuais escolares, gestão e administração escolar, prova de avaliação de  conhecimentos e capacidades dos professores, etc.

Depois das  intervenções da mesa foi da parte do público presente que se partiu para  abordagem de uma grande variedade de matérias adicionais, traduzindo  quer a visão geral quer os problemas concretos sentidos pela população.  Foi o caso das implicações que o Processo de Bolonha teve no acesso aos  graus superiores de ensino; dos perigos na universalidade do direito à  educação que a municipalização da educação pode trazer; da participação  de interesses privados nos órgãos de gestão das universidades; dos  impactos trazidos pela destruição do sector produtivo com a integração  da União Europeia; da necessidade de colocar a educação ao serviço do  desenvolvimento do país e da sua importância nesse desiderato.
Concluiu-se  o debate com a afirmação da necessidade, tal como em outras áreas, de  uma ruptura política e de uma política alternativa, patriótica e de  esquerda, para a qual o PCP e os seus militantes e amigos estão  convocados.


 
               









