br ar    v a l v

Venda militante do «Avante!» PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Comissão Concelhia de Ovar do PCP   
Sábado, 23 Dezembro 2006 22:00
Etiquetas:

foto

Culminando um vastíssimo conjunto de iniciativas que decorreram ao longo do ano nos mais diversos locais do País assinalando os cem anos sobre o nascimento de Fernando Lopes Graça (17 de Dezembro 1906), o jornal «Avante!», órgão central do Partido Comunista Português, preparou para este semana uma edição especial dedicado ao artista genial, falecido a 27 de Novembro de 1994.

 

foto

Assinalar os cem anos do nascimento de Fernando Lopes Graça é, como se pode ler no Avante, celebrar a obra de um artista genial e o exemplo de um militante comunista verdadeiramente empenhado. Com este suplemento pretende-se, mais do que a cronologia exaustiva da vida de uma das mais marcantes personalidades do século XX em Portugal, estimular a procura e reflexão sobre a obra de Lopes Graça e dos valores a que se entregou de corpo inteiro sem resignação. O compromisso político e ideológico radicado nas mais justas causas populares e as convicções artísticas são, em Lopes Graça, uma unidade coerente, tornando mais pobre qualquer análise que dissocie ambas as vertentes do percurso do músico e lutador antifascista. Nesta edição do Avante acresce ainda um CD com gravações inéditas do maestro Lopes Graça e de trabalhos da sua autoria.

 

No quadro desta edição especial do Jornal Avante, vários activistas da Organização Concelhia de Ovar do PCP estiveram no passado sábado no mercado de Ovar promovendo a divulgação e venda do Jornal. A mesma iniciativa serviu igualmente para distribuir um documento nacional do Partido de denúncia contra a política deste governo que continua a prejudicar as classes trabalhadoras (aumentos generalizados de bens essenciais, água, luz, transportes, pão, taxas moderadoras na saúde, contenção salarial, etc.), contrastando com os grandes grupos económicos para quem são só benesses (flexibilidade laboral, benefícios fiscais etc.).

 

Pode consultar o documento distribuído aqui.