foto

Infelizmente, começam a ser muitos e diversos os casos levantados pela CDU acerca da Zona Industrial de Ovar, cujo estado de abandono foi denunciado há ainda poucas semanas.

Igualmente e por diversas vezes foi levantada a questão da falta de uma estação elevatória que encaminhe os esgotos da zona industrial para a rede em alta, o que propicia todo o tipo de descargas nos terrenos circundantes à zona industrial com a consequente contaminação dos lençóis freáticos.

A este propósito, e depois de uma queixa de um grupo de caminheiros, José Costa, representante da CDU na Assembleia Municipal de Ovar, deslocou-se neste sábado ao local para presenciar mais um atentado ambiental. Com efeito, há provavelmente semanas ou meses que esgotos industriais são despejados sem qualquer controle em plena floresta e à revelia das mais elementares regras ambientais. O local situa-se no final da Rua de Angola, já no interior da mata.

Depois de tomar conta da ocorrência, o deputado da CDU enviou de imediato um requerimento dirigido à Câmara no sentido de exigir medidas que ponham cobro a esta autêntica barbárie. No mesmo requerimento, cujo conteúdo passamos a divulgar através desta nota, José Costa alerta para os perigos reais que decorrem desta situação, na medida em que não sabemos a composição exacta destes resíduos que estão a ser despejados em plena natureza. No entanto, tratando-se de uma zona industrial, não custa acreditar que se tratam provavelmente de substâncias perigosas que poderão estar neste momento a causar danos irremediáveis num património natural que é de todos nós.

Pode consultar o requerimento aqui.